Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17603Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Farias, Deyseanne da Silva | - |
| dc.date.accessioned | 2020-06-09T12:50:27Z | - |
| dc.date.available | 2020-06-08 | - |
| dc.date.available | 2020-06-09T12:50:27Z | - |
| dc.date.issued | 2020-04-16 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17603 | - |
| dc.description.abstract | The main objective of this work is to discuss "Gender" in Early Childhood Education based on the analysis of the Booklet Teacher Training in Gender for Pedagogues of the Reference Centers of Early Childhood Education. This Primer was developed from the conclusion of a research of Professional Master in the Graduate Program in Teacher Education, of the State University of Campina Grande. Our specific objectives were to identify proposed activities to work on the theme of "gender" in early childhood education, in the Booklet Teacher Training in Gender; and to reflect on how this debate can contribute to the initial formation of students of pedagogy. To this end, the methodology adopted was qualitative of the bibliographical and documental analysis type. We used the theoretical contributions of: Vigotsky (2006); Brazil (2020a; 2020b;2020c); Rosemberg (1996); Dias (2005) and Azevedo (2018), author of the Booklet Teacher Training in Gender (Documental Source). The results indicate that the Booklet reflects the gender debate from the author's field research experience, with intervention, involving children and a teacher from a CREI. We consider that the document can serve as Pedagogical Material for the teaching and learning practices of pedagogues, among other education professionals. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-06-09T12:50:27Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DSF08062020.PDF: 1823179 bytes, checksum: ddfd2532ad432361674229166a8f36c2 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-06-09T12:50:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DSF08062020.PDF: 1823179 bytes, checksum: ddfd2532ad432361674229166a8f36c2 (MD5) Previous issue date: 2020-04-16 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Gênero | pt_BR |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | CREI | pt_BR |
| dc.subject | Cartilha | pt_BR |
| dc.title | Aprendizagem sobre gênero na educação infantil: análise da Cartilha Formação Docente em Gênero para CREIs | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Ana Paula Romão de Souza | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho tem o objetivo principal debater sobre “Gênero” na Educação Infantil a partir da análise da Cartilha Formação Docente em Gênero para pedagogos/as dos Centros de Referência da Educação Infantil. Essa Cartilha foi desenvolvida a partir da conclusão de uma pesquisa de Mestrado Profissional no Programa de Pós Graduação em Formação Docente, da Universidade Estadual de Campina Grande. Os nossos objetivos específicos buscaram identificar atividades propostas para trabalhar o tema “gênero” na educação infantil, na Cartilha Formação Docente em Gênero; e refletir como esse debate pode contribuir na ormação inicial de estudantes de pedagogia. Para tanto, a metodologia adotada foi qualitativa do tipo análise bibliográfica e documental. Utilizamos os aportes teóricos de: Vigotsky (2006); Brasil (2020a; 2020b;2020c); Rosemberg (1996); Dias (2005) e Azevedo (2018), autora da Cartilha Formação Docente em Gênero (Fonte Documental). Os resultados apontam que a Cartilha reflete o debate de gênero a partir de uma experiência de Pesquisa de campo da autora, com intervenção, envolvendo crianças e uma professora de um CREI. Consideramos que o documento pode servir de Material Pedagógico para as práticas de ensino e aprendizagem de pedagogas/os, entre outros profissionais da educação. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DSF08062020.PDF | 1,78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
