Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17603
Tipo: TCC
Título: Aprendizagem sobre gênero na educação infantil: análise da Cartilha Formação Docente em Gênero para CREIs
Autor(es): Farias, Deyseanne da Silva
Primeiro Orientador: Ferreira, Ana Paula Romão de Souza
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo principal debater sobre “Gênero” na Educação Infantil a partir da análise da Cartilha Formação Docente em Gênero para pedagogos/as dos Centros de Referência da Educação Infantil. Essa Cartilha foi desenvolvida a partir da conclusão de uma pesquisa de Mestrado Profissional no Programa de Pós Graduação em Formação Docente, da Universidade Estadual de Campina Grande. Os nossos objetivos específicos buscaram identificar atividades propostas para trabalhar o tema “gênero” na educação infantil, na Cartilha Formação Docente em Gênero; e refletir como esse debate pode contribuir na ormação inicial de estudantes de pedagogia. Para tanto, a metodologia adotada foi qualitativa do tipo análise bibliográfica e documental. Utilizamos os aportes teóricos de: Vigotsky (2006); Brasil (2020a; 2020b;2020c); Rosemberg (1996); Dias (2005) e Azevedo (2018), autora da Cartilha Formação Docente em Gênero (Fonte Documental). Os resultados apontam que a Cartilha reflete o debate de gênero a partir de uma experiência de Pesquisa de campo da autora, com intervenção, envolvendo crianças e uma professora de um CREI. Consideramos que o documento pode servir de Material Pedagógico para as práticas de ensino e aprendizagem de pedagogas/os, entre outros profissionais da educação.
Abstract: The main objective of this work is to discuss "Gender" in Early Childhood Education based on the analysis of the Booklet Teacher Training in Gender for Pedagogues of the Reference Centers of Early Childhood Education. This Primer was developed from the conclusion of a research of Professional Master in the Graduate Program in Teacher Education, of the State University of Campina Grande. Our specific objectives were to identify proposed activities to work on the theme of "gender" in early childhood education, in the Booklet Teacher Training in Gender; and to reflect on how this debate can contribute to the initial formation of students of pedagogy. To this end, the methodology adopted was qualitative of the bibliographical and documental analysis type. We used the theoretical contributions of: Vigotsky (2006); Brazil (2020a; 2020b;2020c); Rosemberg (1996); Dias (2005) and Azevedo (2018), author of the Booklet Teacher Training in Gender (Documental Source). The results indicate that the Booklet reflects the gender debate from the author's field research experience, with intervention, involving children and a teacher from a CREI. We consider that the document can serve as Pedagogical Material for the teaching and learning practices of pedagogues, among other education professionals.
Palavras-chave: Gênero
Educação infantil
CREI
Cartilha
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17603
Data do documento: 16-Abr-2020
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DSF08062020.PDF1,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons