Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17616
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFragoso, Eveline Rufino-
dc.date.accessioned2020-06-12T18:46:48Z-
dc.date.available2020-06-12-
dc.date.available2020-06-12T18:46:48Z-
dc.date.issued2020-04-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17616-
dc.description.abstractThis work aimed to analyze the use of drawing with children in the context of early childhood education. For this purpose, an explanation of the historical context of early childhood education was carried out in a succinct way, in order to better understand the trajectory traveled to the present day. In addition, studies on the subject were also briefly presented, in this case, drawing, based on the studies of some theorists, such as: Luquet, Lowenfeld, Pillar and Hanauer (2011). The study addressed the possibilities for drawing to contribute to the child's development process, and can serve as an instrument in the teacher's hand. The research methodology was exploratory and qualitative. The field research took place in a Reference Center for Early Childhood Education (CREI), in the city of João Pessoa-PB, where observations were made that were recorded in a field diary and a questionnaire was applied with the teachers and monitors of that institution . Based on the study, it was possible to see how significant the use of drawing is in the child's development process and the importance of this resource being included in pedagogical practices.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-06-12T18:46:48Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ERF12062020.pdf: 899381 bytes, checksum: 08f4f3d3cba6f4e7a66cfbdf9fa1c53e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-06-12T18:46:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ERF12062020.pdf: 899381 bytes, checksum: 08f4f3d3cba6f4e7a66cfbdf9fa1c53e (MD5) Previous issue date: 2020-04-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesenho infantilpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento da criançapt_BR
dc.titleO desenho como instrumento pedagógico no processo de desenvolvimento da criança na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Amorim, Ana Luisa Nogueira de-
dc.description.resumoO presente trabalho teve por objetivo analisar o uso do desenho com crianças no contexto da educação infantil. Para tanto, foi realizada de forma sucinta uma explanação do contexto histórico da educação infantil, para melhor compreender a trajetória percorrida até os dias atuais. Além disso, também foi apresentado, de forma breve, estudos acerca da temática, no caso, o desenho, tomando como base os estudos de alguns teóricos, como: Luquet, Lowenfeld, Pillar e Hanauer (2011). O estudo abordou as possibilidades de o desenho contribuir no processo de desenvolvimento da criança, podendo servir como um instrumento na mão do professor. A metodologia da pesquisa foi de natureza exploratória e qualitativa. A pesquisa de campo ocorreu em um Centro de Referência em Educação Infantil (CREI), da cidade de João Pessoa-PB, onde foram realizadas observações que foram registradas em um diário de campo e foi aplicado um questionário com as professoras e monitoras da referida instituição. Com base no estudo, foi possível constatar o quanto é significativo o uso do desenho no processo de desenvolvimento da criança e a importância desse recurso ser incluído nas práticas pedagógicas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ERF12062020.pdf878,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons