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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17617
Tipo: | TCC |
Título: | A importância da representatividade para os grupos minoritários: uma revolução na construção de identidades |
Autor(es): | Sousa, Bárbara Léia Lopes de |
Primeiro Orientador: | Barros, Surya Aaronovich Pombo de |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo principal debater a importância da representatividade para os grupos minoritários no ensino, focando principalmente em pessoas negras. Apontando caminhos sobre o que é representatividade; incorporando de maneira séria e responsável a importância da diversidade cultural na sala de aula e questionando algumas práticas racistas na instituição de ensino. A escola tem o papel fundamental na desconstrução de preconceitos. Ela deve, sempre que possível, convidar os alunos a refletir sobre cultura, identidade, racismo e respeito. Por isso, foi previsto uma pesquisa qualitativa, desenvolvida com alunos da turma do 1° e 3° ano do Ensino Fundamental e uma entrevista com uma professora que leciona no Ensino Fundamental. Foi constatado que a professora reconhece a importância de trabalhar sobre a cultura africana e afro-brasileira e que, nos livros didáticos, estas representações para os grupos minoritários são mal desempenhadas, devido ao padrão branco eurocêntrico. Por meio das oficinas, foi mostrada a receptividade e o reconhecimento das crianças sobre a importância de artistas negros aparecerem na mídia. É importante que a comunidade acadêmica, inclusive os professores que estão na prática, no exercício de magistério, compreendam as concepções e os conceitos e se apoderem da discussão. Podendo iniciar reflexões e debates com propriedades em sala de aula e aprofundar o tema na literatura. |
Abstract: | Este trabajo tuvo como objetivo principal discutir la importancia de la representatividad para los grupos minoritarios de ensino, enfocando principalmente en personas negras. Apuntando caminos sobre lo que es representatividad; incorporando de manera seria y responsable la importancia de la diversidad cultural en clase y cuestionando algunas prácticas racistas en institución de ensino, la escuela tiene el papel fundamental en la desconstrucción de preconceitos. Ella debe, siempre que possible, invitar los alumnos a refletir sobre cultura, identidad, racismo y respecto. Por eso, fue previsto una investigación cualitativa, desarrollada con alumnos de un salón de clase de 1° y 3° año del Ensino Fundamental y una entrevista con una profesora que lesiona en Ensino Fundamental. Fue constatado que la profesora reconoce la importancia de trabajar sobre el tema de cultura africana y afrobrasileña y que en los libros didácticos estas representaciones para los grupos minoritarios están mal realizados, debido al modelo blanco eurocéntrico. Por medio de los talleres, fue mostrada la receptividad y el reconocimiento de las niños sobre la importancia de que los artistas negros aparezcan en los medios. Es importante que la comunidad académica, incluso los profesores que están en las prática, en ejercicio de magisterio, comprendan las concepciones y los conceptos y se apoderan de la discusión. Ser capaz de empezar reflexiones y debates con propiedades en clase y profundizar el tema en la literatura. |
Palavras-chave: | Representatividade Relações raciais Escola Identidade negra Ensino fundamental |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17617 |
Data do documento: | 2-Abr-2020 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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