Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17618| Tipo: | TCC |
| Título: | Implementação do picture exchange communication system em duas crianças com transtorno do espectro autista: fases II e IV |
| Autor(es): | Barbosa, Kézia Espínola dos Santos |
| Primeiro Orientador: | Massaro, Munique |
| Resumo: | O Picture Exchange Communication System é um sistema de comunicação suplementar e alternativa por troca de figuras que visa possibilitar a comunicação de pessoas com necessidades complexas de comunicação. Assim, a presente pesquisa tem por objetivo analisar a implementação do Picture Exchange Communication System em duas crianças com transtorno do espectro autista, nas fases II e IV. O trabalho consiste em um estudo de campo, realizado através de uma pesquisa qualitativa e tendo como campo de pesquisa uma Instituição de Educação Especial para pessoas com transtorno do espectro autista do Estado da Paraíba, na cidade de João Pessoa. Participaram da pesquisa duas crianças, uma do sexo masculino com oito anos de idade e outra do sexo feminino com onze anos de idade, ambas com transtorno do espectro autista. Para a discussão da temática foi realizado um levantamento bibliográfico com o objetivo de caracterizar o Picture Exchange Communication System, e como é feita sua implementação em crianças com transtorno do espectro autista que tem necessidades complexas de comunicação. Foram realizadas observações durante um período de seis meses, no qual foram feitos registros diários na ficha do Picture Exchange Communication System da instituição, e em um diário de bordo. Para a análise foram coletadas as fichas de registro do Picture Exchange Communication System, uma no mês de início da observação e outra do último mês da observação de cada uma das crianças participantes para que os dados fossem comparados. Verificou-se que o Picture Exchange Communication System consiste em um processo contínuo de aprendizado por fases. O sistema envolve pessoas que tem relacionamento direto com as crianças e pode possibilitar uma comunicação efetiva. |
| Abstract: | The Picture Exchange Communication System is a augmentative and alternative communication system for exchanging pictures that aims to enable the communication of people with complex communication needs. Thus, this research aims to analyze the implementation of the Picture Exchange Communication System in two children with autism spectrum disorder, in phases II and IV. The work consists of a field study, carried out through a qualitative research and having as a research field a Special Education Institution for people with autism spectrum disorder in the State of Paraíba, in the city of João Pessoa. Two children participated in the research, one male, eight years old, and another female, eleven years old, both with autism spectrum disorder. For the discussion of the theme, a bibliographical survey was carried out in order to characterize the Picture Exchange Communication System, and how it is implemented in children with autism spectrum disorder who have complex communication needs. Observations were carried out over a period of six months, during which daily records were made on the institution's Picture Exchange Communication System file, and in a logbook. For the analysis, the registration forms of the Picture Exchange Communication System were collected, one in the month of the beginning of the observation and the other in the last month of the observation of each of the participating children so that the data could be compared. It was found that the Picture Exchange Communication System consists of a continuous learning process in phases. The system involves people who have a direct relationship with the children and can enable effective communication. |
| Palavras-chave: | Educação especial Comunicação suplementar Comunicação alternativa Transtorno do Espectro Autista Sistema de comunicação - troca de figuras |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17618 |
| Data do documento: | 1-Abr-2020 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| KESB15062020.pdf | 1,79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
