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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17629
Tipo: TCC
Título: Terapia Ocupacional no Contexto Escolar: conhecimentos de profissionais inseridos nas escolas públicas
Autor(es): Athayde, Eduardo Augusto Rodrigues de
Primeiro Orientador: Moraes, Berla Moreira de
Resumo: O presente trabalhotrata-se de um estudo de campo, exploratório e descritivo, com corte temporal transversal, propondoconhecer o que os profissionais da educação inseridos em escolas públicas do município de João Pessoa-PBentendem sobre a Terapia Ocupacional no contexto escolar.Participaram profissionais de duas instituições públicas de ensino regularque exerciam diferentes funções na escola. Foiaplicadoumquestionário estruturado contendo informações sobre as atuações do terapeuta ocupacional no âmbito escolar, tendo sido realizada uma análise quantitativa domaterial coletado. Os resultados indicaram que a maioria dos participantesdesconhece a Terapia Ocupacionalde uma maneira geral, e não apenas sua atuação dentro das escolas.Além disso, esses profissionais destacaram essa falta de conhecimento como um possível fator para a pouca inserção de terapeutas ocupacionais nesses ambientes.Esses resultados indicam, assim, a necessidade de uma maior divulgação dessa profissão dentro das escolas, colaborando possivelmente para uma maior presença desses profissionais no contexto escolar.
Abstract: his work is a field study, exploratory and descriptive, with a transversal temporal cut, proposing to know what education professionals in public schools in the city of João Pessoa-PB understand about Occupational Therapy in the school context. Participated professionals from two public institutions of regular education who performed different functions at schools.Wasapplied a structured questionnaire containing information about the occupational therapist's performance in the school environment, with a quantitative analysis of the material collected. The results indicated that the majority of participants don’t knowtheOccupational Therapy in general, and not just its performance within schools. In addition, these professionals highlighted this lack of knowledge as a possible factor for the low insertion of occupational therapists in these environments. These results thus indicate the need for greater dissemination of this profession within schools, possibly contributing to a greater presence of these professionals in the school context.
Palavras-chave: Terapia Ocupacional
Escola
Inserção
Profissionais da educaçã
CNPq: CNPQ::CIÊNCIAS DA SAÚDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Terapia Ocupacional
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17629
Data do documento: 18-Mar-2020
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