Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17668
Tipo: TCC
Título: MUDANÇAS NA ESTRUTURA CRIATIVA DA DISNEY NO CONTEXTO PRÉ E PÓS-AQUISIÇÃO DOS ESTUDIOS FOX
Autor(es): SANTOS, GILDEVAN SILVA DOS
Primeiro Orientador: Fraga, Fraga
Resumo: A Disney é uma das maiores empresas da indústria do entretenimento mundial e suas inovações foram responsáveis pela estrutura que essa indústria possui atualmente. Por essa razão, é indispensável revisitar o histórico das mudanças culturais e econômicas que originaram seu modelo criativo e sua relação com outras empresas influentes do setor. Assim, o objetivo desse trabalho é situar a Disney no novo momento de produção de conteúdo midiático em Hollywood e enumerar novas propriedades intelectuais (IP’s) adquiridas de companhias e estúdios do entretenimento internacional. Essas Propriedades intelectuais são marcas ou projetos de uma indústria que concedem direitos de (re) produção e distribuição ao proprietário que as detêm. A pesquisa tem caráter qualitativo e natureza descritiva. Partindo de trabalhos como Tomlinson (2012) e Kenworthy (2020), observamos artigos como os de Calandro (2010) e Lorenzen (2007). Essa análise nos possibilitou descrever a formação da estrutura da Disney como protagonista da história do cinema e a construção de sua imagem no período pré-acordo e prós-aquisição de propriedades intelectuais da Sony e Fox Studios Entertainment.
Abstract: Disney es una de las compañías más grandes en la industria del entretenimiento mundial y sus innovaciones fueron responsables por la estructura que tiene actualmente esta industria. Por esta razón, es esencial revisar la historia de los cambios culturales y económicos que originaron su modelo creativo y su relación con otras compañías influyentes en el sector. Por lo tanto, el objetivo de este trabajo es situar a Disney en el nuevo momento de producción de contenido mediático en Hollywood y enumerar las nuevas propiedades intelectuales (IP’s) adquiridas de empresas y estudios de entretenimiento internacionales. Estas propiedades intelectuales son marcas comerciales o diseños de una industria que otorgan derechos de (re) producción y distribución al propietario que los posee. La investigación es cualitativa y descriptiva. A partir de trabajos como Tomlinson (2012) y Kenworthy (2020), observamos artículos como los de Calandro (2010) y Lorenzen (2007). Este análisis nos permitió describir la formación de la estructura de Disney como protagonista en la historia del cine y la construcción de su imagen en el período previo al acuerdo y la adquisición profesional de las propiedades intelectuales de Sony y Fox Studios Entertainment.
Palavras-chave: : Industria Criativa. Entretenimento. Imagem. Mudanças. Culturais.
Industria Creativa. Entretenimiento. Imagen. Cambios Culturales.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Mediações Interculturais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17668
Data do documento: 30-Mar-2020
Aparece nas coleções:TCC - Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- GILDEVAN SILVA DOS SANTOS.pdf752,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.