Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1768| Tipo: | TCC |
| Título: | A importância da interação escola – família e o processo de aprendizagem da criança |
| Autor(es): | Azevedo, Francisca Adriana Mariano do Nascimento de |
| Primeiro Orientador: | Silva, Keliene Christina da |
| referee1 : | Sobreira, Jéssica Lobo |
| referee2: | Amorim, Ana Luísa |
| Resumo: | A participação da família nas séries iniciais é indispensável para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem da criança. Nessa expectativa, este presente Trabalho de Conclusão de Curso realizou um estudo de campo, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor João Gomes, no município de Araruna/ PB, tendo como objetivo buscar compreensão sobre a relação entre organização escolar e núcleo familiar, e de que forma esse envolvimento pode interferir no desenvolvimento educacional dos alunos/filhos, destacando a importância dessa interpelação sendo por tanto além de aceitável potencialmente satisfatória a união da família com a escola. A relevância do estudo em destaque se dá pela evidencia de que família e escola são os principais eixos que sustentam a fase inicial das crianças. Para a elaboração deste trabalho, foi realizada uma observação de campo e coleta de dados em forma de entrevista. A pesquisa averiguou a possível existência da participação escolar dos pais, qual a participação que a escola espera da família, a relação da família com a escola, de que forma a família participa da educação escolar dos seus filhos e os conceitos dos pais em relação à importância da família. Como parceiros da pesquisa tivemos professores, pais, alunos e gestores, todos partilhando de seus achados de forma transparente e com significativa importância para a possibilidade de aprendizagem para a aluna pesquisadora, como ponto central se pode destacar a fala de todos quanto a necessidade da existência da colaboração entre família e escola para o alcance dos objetivos escolares, os envolvidos só tem a ganhar com essa parceria. Os resultados mostram que pais e docentes se aproximam do entendimento do que seja participação, e que não falta muito para essa parceria acontecer. |
| Abstract: | The participation of the family in the early grades is indispensable for the development of teaching and children's learning process. In this expectation, this present work of Course conducted a field study, the Municipal Elementary School Prof. João Gomes, municipality of Araruna/ PB, aiming to seek understanding of the relationship between school organization and household, and how this involvement can interfere with the educational development of students / children, highlighting the importance of this interpellation being therefore in addition to potentially satisfactory acceptable family togetherness with the school. The relevance of the featured study is by evidence that family and school are the main pillars that support the early stage of children. For the evaluation of this study, it was conducted a field observation and data collection as an interview. The research investigated the possible existence of parents' school participation, that participation that the school expects the family, the family relationship with the school, how the family participates in the education of their children and the parents of the concepts of the importance of family. As research partners had teachers, parents, students and managers, all sharing their findings in a transparent manner and with significant importance to the possibility of learning to the researcher student as a central point if you can stand the speech of all as the need to have collaboration between family and school to achieve the educational goals, involved only have to gain from this partnership. The results show that parents and teachers approach the understanding of what participation, and not long for this partnership happen. |
| Palavras-chave: | Educação infantil Ensino - aprendizagem Família - escola Desenvolvimento educacional |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1768 |
| Data do documento: | 14-Nov-2016 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| FAMNA12122016 | 585,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
