Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17683
Tipo: TCC
Título: A educação financeira no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Alves, Gilzivan Pires
Primeiro Orientador: Azerêdo, Maria Alves de
Resumo: O presente trabalho esta focado na temática Educação Financeira que é um tema a ser tratado nas escolas que tem ganhado muita evidencia nos últimos anos. Entendemos que educação financeira é o processo mediante o qual os indivíduos nas sociedades melhoram a sua compreensão em relação aos conceitos e produtos financeiros, de maneira que, com informação, formação e orientação, possam desenvolver os valores e competências para se tornarem mais conscientes das oportunidades, sabendo fazer escolhas que melhorem o seu bem-estar. O objetivo geral aqui é analisar a importância da educação financeira nos anos iniciais do ensino fundamental, visando contribuir na formação de uma consciência cidadã. Os objetivos específicos foram identificar os projetos de educação financeira voltados para o contexto escolar nos anos iniciais do ensino fundamental; investigar se as escolas têm desenvolvido projetos e ou práticas pedagógicas com foco na educação financeira nesse segmento e avaliar o nível de envolvimento dos professores do ensino fundamental nos anos iniciais, bem como gestores e coordenadores, com a temática educação financeira na escola. Assumimos uma abordagem qualitativa de pesquisa, coletando dados em três escolas de ensino fundamental da rede municipal de João Pessoa. Os dados foram analisados em duas partes: na primeira, com o perfil dos respondentes e na segunda parte, a verificação da compreensão dos sujeitos sobre a educação financeira, processos formativos e sua efetivação na escola, no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental. As conclusões nos dão a entender que os participantes possuem uma compreensão sobre a temática, embora muitos não vinculem ao currículo na sala de aula, o que indica a necessidade de formação continuada com essa temática visto a necessidade de inserção já nos anos iniciais do ensino fundamental.
Abstract: The present work is focused on the Financial Education theme, which is a topic to be addressed in schools that has gained much evidence in recent years. We understand that financial education is the process by which individuals in societies improve their understanding of financial concepts and products, so that, with information, training and guidance, they can develop the values and skills to become more aware of opportunities , knowing how to make choices that improve your well-being. The general objective here is to analyze the importance of financial education in the early years of elementary school, aiming to contribute to the formation of a citizen consciousness. The specific objectives were to identify financial education projects aimed at the school context in the early years of elementary school; investigate whether schools have developed pedagogical projects and or practices with a focus on financial education in this segment and evaluate the level of involvement of elementary school teachers in the early years, as well as managers and coordinators, with the theme of financial education at school. We take a qualitative research approach, collecting data in three elementary schools in the municipal network of João Pessoa. The data were analyzed in two parts: in the first, with the profile of the respondents and in the second, the verification of the subjects' understanding of financial education, training processes and their effectiveness in school, in the context of the initial years of Elementary School. The conclusions give us to understand that the participants have an understanding of the theme, although many do not link it to the curriculum in the classroom, which indicates the need for continuing education with this theme given the need for insertion in the early years of elementary school .
Palavras-chave: Educação financeira
Ensino fundamental
Ensino infantil
Levantamento inicial
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17683
Data do documento: 6-Abr-2020
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GPA19062020.pdf754,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons