Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17687
Tipo: TCC
Título: MARKETING GLOCAL DA MCDONALD’S: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE BRASIL E BOLÍVIA
Autor(es): FERRAZ NETO, CARLOS ANTÔNIO DE SOUZA
Primeiro Orientador: MEDEIROS, FABIANA GAMA DE
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais trata de mostrar os detalhes que envolvem a chegada da McDonald’s em dois mercados distintos, Brasil e Bolívia, detalhando os aspectos políticos, econômicos e culturais que impactam diretamente no crescimento e desenvolvimento da empresa nesses países. Através da análise, é mostrado pontos onde houveram equívocos no desenvolvimento da empresa na Bolívia e acertos no Brasil. O marketing glocal é explicado e sua importância é analisada nos aspectos que envolvem a McDonald’s nos países em questão. Foi utilizado para a pesquisa artigos, monografias, publicidades e matérias jornalísticas. Este trabalho de conclusão de curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais tem como objetivo.
Abstract: This course conclusion work of Foreign Languages Applied to International Negotiations treats to show the details that involve McDonald’s arrival in two different markets, Brazil and Bolivia, detailing the political, economic and cultural aspects that directly impact the company's growth and development in these countries. Through the analysis, it shows points where there were misconceptions in the development of the company in Bolivia and successes in Brazil. Glocal marketing is explained and its importance is analyzed in the aspects involving McDonald’s in the countries in question. Articles, monographs, advertisements and journalistic articles were used for the research.
Palavras-chave: Marketing Glocal
McDonald’s
Internacionalização de franquias
Brasil
Bolívia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Mediações Interculturais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17687
Data do documento: 1-Abr-2020
Aparece nas coleções:TCC - Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Carlos Ferraz.pdf453,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.