Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1770Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Aranha, Mauricleide Leandro | - |
| dc.date.accessioned | 2017-08-11T12:03:58Z | - |
| dc.date.available | 2016-12-12 | - |
| dc.date.available | 2017-08-11T12:03:58Z | - |
| dc.date.issued | 2016-11-28 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1770 | - |
| dc.description.abstract | Luddicity and psychomotricity are spheres that have gained space, especially in early childhood education, because play, play and play are essential data of childhood. The use of these allows a pedagogical work that enables the construction of knowledge and child maturity. Luddicity is connected to psychomotor elements, which are acquired by the simple act and pleasure of playing, which complements the pedagogical thinking, considering that the child learns and develops physically, mentally and emotionally while playing. The objective of this study was to analyze the importance of playfulness and psychomotricity for the child 's development process and to understand how it is essential to experience playful and psychomotor stages as meaningful and functional elements for the first stages of learning. The theoretical basis of this study was given, above all, beyond the fields of pedagogy and philosophy, from the sociology of childhood to psychomotricity. Our author scope is constructed from subsidies of Huizinga (2010), Fonseca (1996), Vygotsky (2011), Wallon (2007), Piaget (1977), among others. The research category chosen was a bibliographical study, which showed that it is possible, through re-readings and dialogues, to understand the profile of playful and psychomotor development. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-08-11T12:03:58Z No. of bitstreams: 1 MLA12122016: 572116 bytes, checksum: 9bd87655badbbf40f377aaf67f3a34e6 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-08-11T12:03:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MLA12122016: 572116 bytes, checksum: 9bd87655badbbf40f377aaf67f3a34e6 (MD5) Previous issue date: 2016-11-28 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Lúdico - jogos e brincadeiras | pt_BR |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Psicomotricidade | pt_BR |
| dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
| dc.title | A importância da ludicidade e da psicomotricidade para a educação infantil | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Santana, Wilder Kleber Fernandes de | - |
| dc.contributor.referee1 | Sobreira, Jéssica Lobo | - |
| dc.contributor.referee2 | Sousa, Israel Soares de | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0363652061692234 | pt_BR |
| dc.description.resumo | A ludicidade e a psicomotricidade são esferas que tem conquistado espaço, principalmente na educação infantil, por serem o jogo, a brincadeira e o brinquedo dados essenciais da infância. O uso destes permite um trabalho pedagógico que possibilita a construção do conhecimento e do amadurecimento infantil. A ludicidade está conectada a elementos psicomotores, os quais são adquiridos pelo simples ato e prazer de brincar, que complementa o pensar pedagógico, tendo em vista que a criança aprende e se desenvolve física, mentalmente e emocionalmente enquanto brinca. O presente trabalho tem por objetivo analisar a importância da ludicidade e da psicomotricidade para o processo de desenvolvimento da criança e compreender como é essencial vivenciar estágios lúdicos e psicomotores enquanto elementos significativos e funcionais para as primeiras fases de aprendizagem. A fundamentação teórica deste estudo se deu, sobretudo, além dos campos da pedagogia e filosofia, da sociologia da infância da psicomotricidade. Nosso escopo autoral é construído a partir de subsídios de Huizinga (2010), Fonseca (1996), Vygotsky (2011), Wallon (2007), Piaget (1977), dentre outros. A categoria de pesquisa escolhida foi um estudo bibliográfico, o qual demonstrou que é possível, por meio de releituras e diálogos, compreender o perfil de desenvolturas lúdica e psicomotora. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MLA12122016 | 558,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
