Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1770
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAranha, Mauricleide Leandro-
dc.date.accessioned2017-08-11T12:03:58Z-
dc.date.available2016-12-12-
dc.date.available2017-08-11T12:03:58Z-
dc.date.issued2016-11-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1770-
dc.description.abstractLuddicity and psychomotricity are spheres that have gained space, especially in early childhood education, because play, play and play are essential data of childhood. The use of these allows a pedagogical work that enables the construction of knowledge and child maturity. Luddicity is connected to psychomotor elements, which are acquired by the simple act and pleasure of playing, which complements the pedagogical thinking, considering that the child learns and develops physically, mentally and emotionally while playing. The objective of this study was to analyze the importance of playfulness and psychomotricity for the child 's development process and to understand how it is essential to experience playful and psychomotor stages as meaningful and functional elements for the first stages of learning. The theoretical basis of this study was given, above all, beyond the fields of pedagogy and philosophy, from the sociology of childhood to psychomotricity. Our author scope is constructed from subsidies of Huizinga (2010), Fonseca (1996), Vygotsky (2011), Wallon (2007), Piaget (1977), among others. The research category chosen was a bibliographical study, which showed that it is possible, through re-readings and dialogues, to understand the profile of playful and psychomotor development.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-08-11T12:03:58Z No. of bitstreams: 1 MLA12122016: 572116 bytes, checksum: 9bd87655badbbf40f377aaf67f3a34e6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-11T12:03:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MLA12122016: 572116 bytes, checksum: 9bd87655badbbf40f377aaf67f3a34e6 (MD5) Previous issue date: 2016-11-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleA importância da ludicidade e da psicomotricidade para a educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santana, Wilder Kleber Fernandes de-
dc.contributor.referee1Sobreira, Jéssica Lobo-
dc.contributor.referee2Sousa, Israel Soares de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0363652061692234pt_BR
dc.description.resumoA ludicidade e a psicomotricidade são esferas que tem conquistado espaço, principalmente na educação infantil, por serem o jogo, a brincadeira e o brinquedo dados essenciais da infância. O uso destes permite um trabalho pedagógico que possibilita a construção do conhecimento e do amadurecimento infantil. A ludicidade está conectada a elementos psicomotores, os quais são adquiridos pelo simples ato e prazer de brincar, que complementa o pensar pedagógico, tendo em vista que a criança aprende e se desenvolve física, mentalmente e emocionalmente enquanto brinca. O presente trabalho tem por objetivo analisar a importância da ludicidade e da psicomotricidade para o processo de desenvolvimento da criança e compreender como é essencial vivenciar estágios lúdicos e psicomotores enquanto elementos significativos e funcionais para as primeiras fases de aprendizagem. A fundamentação teórica deste estudo se deu, sobretudo, além dos campos da pedagogia e filosofia, da sociologia da infância da psicomotricidade. Nosso escopo autoral é construído a partir de subsídios de Huizinga (2010), Fonseca (1996), Vygotsky (2011), Wallon (2007), Piaget (1977), dentre outros. A categoria de pesquisa escolhida foi um estudo bibliográfico, o qual demonstrou que é possível, por meio de releituras e diálogos, compreender o perfil de desenvolturas lúdica e psicomotora.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MLA12122016558,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.