Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1770
Tipo: TCC
Título: A importância da ludicidade e da psicomotricidade para a educação infantil
Autor(es): Aranha, Mauricleide Leandro
Primeiro Orientador: Santana, Wilder Kleber Fernandes de
referee1 : Sobreira, Jéssica Lobo
referee2: Sousa, Israel Soares de
Resumo: A ludicidade e a psicomotricidade são esferas que tem conquistado espaço, principalmente na educação infantil, por serem o jogo, a brincadeira e o brinquedo dados essenciais da infância. O uso destes permite um trabalho pedagógico que possibilita a construção do conhecimento e do amadurecimento infantil. A ludicidade está conectada a elementos psicomotores, os quais são adquiridos pelo simples ato e prazer de brincar, que complementa o pensar pedagógico, tendo em vista que a criança aprende e se desenvolve física, mentalmente e emocionalmente enquanto brinca. O presente trabalho tem por objetivo analisar a importância da ludicidade e da psicomotricidade para o processo de desenvolvimento da criança e compreender como é essencial vivenciar estágios lúdicos e psicomotores enquanto elementos significativos e funcionais para as primeiras fases de aprendizagem. A fundamentação teórica deste estudo se deu, sobretudo, além dos campos da pedagogia e filosofia, da sociologia da infância da psicomotricidade. Nosso escopo autoral é construído a partir de subsídios de Huizinga (2010), Fonseca (1996), Vygotsky (2011), Wallon (2007), Piaget (1977), dentre outros. A categoria de pesquisa escolhida foi um estudo bibliográfico, o qual demonstrou que é possível, por meio de releituras e diálogos, compreender o perfil de desenvolturas lúdica e psicomotora.
Abstract: Luddicity and psychomotricity are spheres that have gained space, especially in early childhood education, because play, play and play are essential data of childhood. The use of these allows a pedagogical work that enables the construction of knowledge and child maturity. Luddicity is connected to psychomotor elements, which are acquired by the simple act and pleasure of playing, which complements the pedagogical thinking, considering that the child learns and develops physically, mentally and emotionally while playing. The objective of this study was to analyze the importance of playfulness and psychomotricity for the child 's development process and to understand how it is essential to experience playful and psychomotor stages as meaningful and functional elements for the first stages of learning. The theoretical basis of this study was given, above all, beyond the fields of pedagogy and philosophy, from the sociology of childhood to psychomotricity. Our author scope is constructed from subsidies of Huizinga (2010), Fonseca (1996), Vygotsky (2011), Wallon (2007), Piaget (1977), among others. The research category chosen was a bibliographical study, which showed that it is possible, through re-readings and dialogues, to understand the profile of playful and psychomotor development.
Palavras-chave: Lúdico - jogos e brincadeiras
Educação infantil
Psicomotricidade
Pedagogia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1770
Data do documento: 28-Nov-2016
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MLA12122016558,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.