Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17715
Tipo: TCC
Título: Letramento e matemática na EJA: desenvolvendo uma sequência didática para o ciclo II
Autor(es): Maciel, Laise de França
Primeiro Orientador: Farias, Severina Andréa Dantas
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo desenvolver uma proposta de sequência didática abordando o letramento linguístico e matemático na turma de Ciclo II da EJA, ocorrida em uma instituição de ensino pública, quilombola e do campo, no município de João Pessoa – Paraíba. Para embasar nossa pesquisa utilizamos documentos curriculares vigentes, tais como: Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017), nos Referenciais Curriculares da Paraíba (PARAÍBA, 2010), entre outros, assim como também alguns autores como Arroyo (2011), Soares (1998) e Farias, Azerêdo e Rêgo (2016). A metodologia adotada no estudo caracterizou-se por ser uma pesquisa descritiva, do tipo pesquisa ação com relação a aquisição e análise de dados. Participaram do estudo 17 estudantes matriculados na turma de ciclo II da modalidade de EJA de uma escola pública da periferia do município de João Pessoa, que atende a comunidade campesina e quilombola da região. A metodologia de ação foi estruturada nas seguintes etapas: diagnóstico dos participantes por meio de questionário, elaboração da sequência didática e execução desta sequência didática. A análise da pesquisa de campo revelou que a maioria dos indivíduos pertencentes a turma não está a nível de letramento linguístico nem matemático esperado para ciclo, porém demonstram interesse no aprendizado de ambas as áreas de ensino. Verificamos que são indivíduos bem participativos, mesmo com grandes dificuldades na leitura, escrita e compreensão de textos o que recai, consequentemente, na matemática já que utilizamos situações problema. A falta de materiais didático para o apoio educacional, também é evidente e colabora para agravar as dificuldades dos alunos. Concluímos que o ensino da matemática no ciclo II, necessita de mais atenção por parte de todos que envolve a educação, já que a modalidade de EJA que sempre foi negligenciada pelos sistemas de ensino em nossa região.
Abstract: This research aimed to develop a didactic sequence proposal addressing linguistic and mathematical literacy in the EJA Cycle II class, which took place in a public education institution, in Quilombola and in the countryside, in the city of João Pessoa - Paraíba. To support our research, we used current curriculum documents, such as: National Common Curricular Base - BNCC (BRASIL, 2017), in the Paraíba Curriculum References (PARAÍBA, 2010), among others, as well as some authors such as Arroyo (2011), Soares (1998) and Farias, Azerêdo and Rêgo (2016). The methodology adopted in the study was characterized by being a descriptive research, of the action research type regarding the acquisition and analysis of data. Participated in the study 17 students enrolled in the class of cycle II of the EJA modality of a public school in the periphery of the city of João Pessoa, which serves the rural and quilombola community of the region. The action methodology was structured in the following stages: diagnosis of the participants through a questionnaire, preparation of the didactic sequence and execution of this didactic sequence. The analysis of the field research revealed that the majority of individuals belonging to the class are not at the level of linguistic or mathematical literacy expected for the cycle, but show interest in learning in both areas of teaching. We found that they are very participative individuals, even with great difficulties in reading, writing and understanding texts, which consequently falls on mathematics since we use problem situations. The lack of didactic materials for educational support is also evident and contributes to aggravate students' difficulties. We conclude that the teaching of mathematics in cycle II, needs more attention from everyone involved in education, since the EJA modality that has always been neglected by the education systems in our region.
Palavras-chave: Ensino - matemática
Educação de jovens e adultos
Letramento linguístico
Letramento matemático
Sequência didática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17715
Data do documento: 30-Mar-2020
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LFM25062020.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons