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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17717
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPessoa, Maria Cláudia Lisbôa-
dc.date.accessioned2020-06-25T18:45:17Z-
dc.date.available2020-06-25-
dc.date.available2020-06-25T18:45:17Z-
dc.date.issued2020-04-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17717-
dc.description.abstractThe curricular documents of Brazilian education indicate the need for the use of multiple languages for the integral development of the child and guarantee, to this subject of rights, a quality education. In this way, music in Early Childhood Education corresponds to a form of language and source of knowledge to be explored. Initially, this work sought to theoretically understand the use of music as a pedagogical tool in Early Childhood Education. From this, the experience of a group of Pre I children (age group 4 to 5 years old) was analyzed, through the non-mandatory supervised internship carried out in an institution of the private school in João Pessoa / PB. The methodology adopted consisted of a brief bibliographic review in order to support the analysis of the experiences, highlighting the important aspects of the practice performed. The use of music in this class allowed the establishment of interactions in a playful and socializing environment for the sharing of dances or musical lyrics, however, the linking of these activities to literacy initiation practices were not in line with the official documents. According to RCNEI (BRAZIL, 1998), works with regional folk songs, games, circle songs and sound instruments with recyclable materials, are viable alternatives to be explored that allow child development from new perspectives, expanding understanding of the world. From the production of this work, we can elucidate the teaching posture in what concerns the fulfillment of educational provisions, including the indispensability to fulfill children's social rights.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-06-25T18:45:17Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MCLP25062020.pdf: 987322 bytes, checksum: 681151826b27a36655877e57f794139f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-06-25T18:45:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MCLP25062020.pdf: 987322 bytes, checksum: 681151826b27a36655877e57f794139f (MD5) Previous issue date: 2020-04-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantil - músicapt_BR
dc.subjectCriança - músicapt_BR
dc.subjectMúsica - sala de aulapt_BR
dc.titleA música na educação infantil: do olhar ingênuo à prática pedagógica fundamentadapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Amorim, Ana Luisa Nogueira de-
dc.description.resumoOs documentos curriculares da educação brasileira indicam a necessidade do uso de múltiplas linguagens para o desenvolvimento integral da criança e garantia, a este sujeito de direitos, de uma educação de qualidade. Desta maneira, a música na Educação Infantil corresponde a uma forma de linguagem e fonte de conhecimento a ser explorado. Inicialmente, este trabalho buscou compreender teoricamente o uso da música como ferramenta pedagógica na Educação Infantil. A partir disso, foi analisada a experiência vivida em uma turma de crianças do Pré I (faixa etária de 4 a 5 anos), por meio do estágio supervisionado não obrigatório realizado em instituição da rede privada de ensino de João Pessoa/PB. A metodologia adotada consistiu em uma breve revisão bibliográfica a fim de fundamentar as análises das experiências, evidenciando os aspectos importantes acerca da prática realizada. O uso da música nesta turma permitiu o estabelecimento de interações em um ambiente lúdico e socializante de compartilhamento de danças ou letras musicais, porém a vinculação dessas atividades às práticas de iniciação alfabetizante não estavam alinhadas com o que dispõem os documentos oficiais. De acordo com o RCNEI (BRASIL, 1998), os trabalhos com músicas folclóricas regionais, brincadeiras, cantigas de roda e instrumentos sonoros com materiais recicláveis, constituem alternativas viáveis a serem exploradas que permitem o desenvolvimento infantil a partir de novas perspectivas, ampliando a compreensão de mundo. A partir da produção deste trabalho podemos elucidar a postura docente naquilo que tange ao atendimento das disposições educacionais, compreendendo a imprescindibilidade ao atendimento dos direitos sociais infantis.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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