Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1771
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRamos, Maria do Socorro Sales-
dc.date.accessioned2017-08-11T12:37:31Z-
dc.date.available2016-12-12-
dc.date.available2017-08-11T12:37:31Z-
dc.date.issued2016-11-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1771-
dc.description.abstractThis Work Course Conclusion (TCC) was to analyze how the act of playing can help in the development of children's learning in early childhood education, given that the playful plays a crucial role in students' learning in today's world. Therefore, in the National Curriculum Reference for Early Childhood Education (RCNEI) is highlighted, the play is a necessary activity in school life of children, as this modality children are preparing to adapt to the social environment, and play provide moments of new experiences and discoveries. Play is an essential activity in the development of capabilities, but also acts significantly to the development of autonomy and identity. In this direction, from the field of research that had as a place to Antonia Maria school of Jesus through the application of a questionnaire, given to participating teachers, where it was possible to identify the following data: All teachers use games and play in classroom whenever possible, despite the lack of time and adequate space, resulting in the development of children's learning and can perform better in various aspects, physical, emotional, social and emotional.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-08-11T12:37:31Z No. of bitstreams: 1 MSSR02112016*: 448832 bytes, checksum: ba218bc9a1fd357b3e334ef45c7759b0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-11T12:37:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MSSR02112016*: 448832 bytes, checksum: ba218bc9a1fd357b3e334ef45c7759b0 (MD5) Previous issue date: 2016-11-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.titleO brincar na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Cirino, Carlos da Silva-
dc.contributor.referee1Palitot, Mônica Dias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4972738196809881pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Stella Maria Lima Gaspar de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7496320432293842pt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como objetivo analisar de que forma o ato de brincar pode ajudar no desenvolvimento da aprendizagem das crianças na educação infantil, tendo em vista que o lúdico ocupa um papel crucial na aprendizagem dos educandos no mundo atual. Por isso, no Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil, (RCNEI) é destacado, que o brincar é uma atividade necessária no cotidiano escolar das crianças, pois nessa modalidade as crianças estão se preparando para se adaptar com o meio social, e as brincadeiras, proporcionam momentos de novas experiências e descobertas. A brincadeira é uma atividade fundamental no desenvolvimento das capacidades, como também atua de forma relevante no desenvolvimento da autonomia e identidade. Nessa direção, a partir da pesquisa de campo, que teve como lócus a escola Antônia Maria de Jesus por meio da aplicação de um questionário, perante aos professores participantes, onde se foi possível identificar os seguintes dados: Todos os educadores utilizam jogos e brincadeiras na sala de aula sempre que possível, apesar da falta de tempo e espaço adequado, que resultam no desenvolvimento da aprendizagem das crianças, podendo ter um melhor desempenho em diversos aspectos, físico, sócio afetivo e emocional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MSSR02112016*438,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.