Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1771Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Ramos, Maria do Socorro Sales | - |
| dc.date.accessioned | 2017-08-11T12:37:31Z | - |
| dc.date.available | 2016-12-12 | - |
| dc.date.available | 2017-08-11T12:37:31Z | - |
| dc.date.issued | 2016-11-16 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1771 | - |
| dc.description.abstract | This Work Course Conclusion (TCC) was to analyze how the act of playing can help in the development of children's learning in early childhood education, given that the playful plays a crucial role in students' learning in today's world. Therefore, in the National Curriculum Reference for Early Childhood Education (RCNEI) is highlighted, the play is a necessary activity in school life of children, as this modality children are preparing to adapt to the social environment, and play provide moments of new experiences and discoveries. Play is an essential activity in the development of capabilities, but also acts significantly to the development of autonomy and identity. In this direction, from the field of research that had as a place to Antonia Maria school of Jesus through the application of a questionnaire, given to participating teachers, where it was possible to identify the following data: All teachers use games and play in classroom whenever possible, despite the lack of time and adequate space, resulting in the development of children's learning and can perform better in various aspects, physical, emotional, social and emotional. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-08-11T12:37:31Z No. of bitstreams: 1 MSSR02112016*: 448832 bytes, checksum: ba218bc9a1fd357b3e334ef45c7759b0 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-08-11T12:37:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MSSR02112016*: 448832 bytes, checksum: ba218bc9a1fd357b3e334ef45c7759b0 (MD5) Previous issue date: 2016-11-16 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Ensino - aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject | Lúdico - jogos e brincadeiras | pt_BR |
| dc.title | O brincar na educação infantil | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Cirino, Carlos da Silva | - |
| dc.contributor.referee1 | Palitot, Mônica Dias | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4972738196809881 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Oliveira, Stella Maria Lima Gaspar de | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7496320432293842 | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como objetivo analisar de que forma o ato de brincar pode ajudar no desenvolvimento da aprendizagem das crianças na educação infantil, tendo em vista que o lúdico ocupa um papel crucial na aprendizagem dos educandos no mundo atual. Por isso, no Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil, (RCNEI) é destacado, que o brincar é uma atividade necessária no cotidiano escolar das crianças, pois nessa modalidade as crianças estão se preparando para se adaptar com o meio social, e as brincadeiras, proporcionam momentos de novas experiências e descobertas. A brincadeira é uma atividade fundamental no desenvolvimento das capacidades, como também atua de forma relevante no desenvolvimento da autonomia e identidade. Nessa direção, a partir da pesquisa de campo, que teve como lócus a escola Antônia Maria de Jesus por meio da aplicação de um questionário, perante aos professores participantes, onde se foi possível identificar os seguintes dados: Todos os educadores utilizam jogos e brincadeiras na sala de aula sempre que possível, apesar da falta de tempo e espaço adequado, que resultam no desenvolvimento da aprendizagem das crianças, podendo ter um melhor desempenho em diversos aspectos, físico, sócio afetivo e emocional. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MSSR02112016* | 438,31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
