Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1771
Tipo: TCC
Título: O brincar na educação infantil
Autor(es): Ramos, Maria do Socorro Sales
Primeiro Orientador: Cirino, Carlos da Silva
referee1 : Palitot, Mônica Dias
referee2: Oliveira, Stella Maria Lima Gaspar de
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como objetivo analisar de que forma o ato de brincar pode ajudar no desenvolvimento da aprendizagem das crianças na educação infantil, tendo em vista que o lúdico ocupa um papel crucial na aprendizagem dos educandos no mundo atual. Por isso, no Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil, (RCNEI) é destacado, que o brincar é uma atividade necessária no cotidiano escolar das crianças, pois nessa modalidade as crianças estão se preparando para se adaptar com o meio social, e as brincadeiras, proporcionam momentos de novas experiências e descobertas. A brincadeira é uma atividade fundamental no desenvolvimento das capacidades, como também atua de forma relevante no desenvolvimento da autonomia e identidade. Nessa direção, a partir da pesquisa de campo, que teve como lócus a escola Antônia Maria de Jesus por meio da aplicação de um questionário, perante aos professores participantes, onde se foi possível identificar os seguintes dados: Todos os educadores utilizam jogos e brincadeiras na sala de aula sempre que possível, apesar da falta de tempo e espaço adequado, que resultam no desenvolvimento da aprendizagem das crianças, podendo ter um melhor desempenho em diversos aspectos, físico, sócio afetivo e emocional.
Abstract: This Work Course Conclusion (TCC) was to analyze how the act of playing can help in the development of children's learning in early childhood education, given that the playful plays a crucial role in students' learning in today's world. Therefore, in the National Curriculum Reference for Early Childhood Education (RCNEI) is highlighted, the play is a necessary activity in school life of children, as this modality children are preparing to adapt to the social environment, and play provide moments of new experiences and discoveries. Play is an essential activity in the development of capabilities, but also acts significantly to the development of autonomy and identity. In this direction, from the field of research that had as a place to Antonia Maria school of Jesus through the application of a questionnaire, given to participating teachers, where it was possible to identify the following data: All teachers use games and play in classroom whenever possible, despite the lack of time and adequate space, resulting in the development of children's learning and can perform better in various aspects, physical, emotional, social and emotional.
Palavras-chave: Educação infantil
Ensino - aprendizagem
Lúdico - jogos e brincadeiras
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1771
Data do documento: 16-Nov-2016
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MSSR02112016*438,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.