Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17755
Tipo: TCC
Título: As interações entre bebês e seus pares e bebês e berçaristas em um CREI de João Pessoa/PB
Autor(es): Silva, Mariana Ernestina da
Primeiro Orientador: Amorim, Ana Luísa Nogueira de
Resumo: Este trabalho aborda a interação dos bebês com seus pares e dos bebês com as berçaristas em um CREI de João Pessoa/PB. Teve como objetivo geral observar e analisar as interações dos bebês com seus pares e dos bebês com as berçaristas em uma turma de Berçário 1. A pesquisa foi realizada em um Centro de Referência em Educação Infantil (CREI), situado na cidade de João Pessoa, na sala do Berçário 1. Os participantes da pesquisa foram, 27 (vinte e sete) bebês matriculados na turma onde a pesquisa foi realizada, 5 (cinco) berçaristas (profissionais de educação infantil sem formação docente, denominadas de berçaristas) e 1 (uma) professora, que atuavam na turma acompanhada. Os bebês presentes na turma encontravam-se, no início da pesquisa, na faixa etária entre 6 (seis) e 11 (onze) meses de idade. Adentramos ao campo de pesquisa com os objetivos de observar as múltiplas linguagens dos bebês durante as interações; e verificar as formas de interação utilizadas pelas berçaristas com os bebês, que permitiram atingir o objetivo geral. O estudo realizado foi de natureza qualitativa, abordou aspectos teóricos e análise em documentos legais vigentes referentes à Educação Infantil, buscando compreender as percepções coletadas através das concepções de Barbosa (2008; 2009; 2010) Vygotsky (1991), RCNEI (1998); Amorim (2011); e Barbosa e Richter (2009). O conteúdo empírico refere-se a uma pesquisa de campo, utilizando-se da ferramenta de pesquisa, para a coleta dos dados, “Diário de campo”, para registro das observações do cotidiano em campo e de um questionário respondido apenas pela professora, conforme o seu entendimento sobre o que seriam as interações e como seria sua convivência com os bebês. Na análise dos dados coletados em campo, destacamos os relatos sobre as interações vivenciadas durante a rotina do berçário, que demonstram uma despreparação profissional das profissionais que interagem diretamente com os bebês, que apresentam práticas inadequadas e insuficientes para garantir o pleno desenvolvimento das crianças. Ao final, compreendeu-se a importância de uma formação inicial e continuada dos profissionais que atuam na área de Educação Infantil, novas concepções e metodologias, resultando na ampliação dos olhares destes profissionais, buscando uma melhoria na Educação Infantil.
Abstract: This work addresses the interaction of babies with their peers and babies with nursery workers in a CREI in João Pessoa / PB. The general objective was to observe and analyze the interactions of babies with their peers and of babies with nurseries in a class of Nursery 1. The research was carried out in a Reference Center in Early Childhood Education (CREI), located in the city of João Pessoa, in the nursery room 1. The research participants were 27 (twentyseven) babies enrolled in the class where the research was carried out, 5 (five) nurseries (professionals in early childhood education without teacher training, called nurseries) and 1 (one ) teacher, who worked in the accompanied class. The babies present in the class were, at the beginning of the research, in the age group between 6 (six) and 11 (eleven) months of age. We entered the field of research in order to observe the multiple languages of babies during interactions; and to verify the forms of interaction used by nurseries with babies, which allowed reaching the general objective. The study carried out was of a qualitative nature, approaching theoretical aspects and analysis in current legal documents referring to Early Childhood Education, seeking to understand the perceptions collected through the conceptions of Barbosa (2008; 2009; 2010) Vygotsky (1991), RCNEI (1998); Amorim (2011); and Barbosa and Richter (2009). The empirical content refers to a field research, using the research tool, for data collection, "Field diary", to record daily observations in the field and a questionnaire answered only by the teacher, as their understanding of what interactions would be and how they would live with babies. In the analysis of data collected in the field, we highlight the reports about the interactions experienced during the nursery routine, which demonstrate a professional unpreparedness of the professionals who interact directly with the babies, who present inadequate and insufficient practices to guarantee the full development of the children. At the end, it was understood the importance of an initial and continuous training of professionals working in the field of Early Childhood Education, new concepts and methodologies, resulting in the expansion of the views of these professionals, seeking an improvement in Early Childhood Education.
Palavras-chave: Educação infantil
Bebês - interação
Profissionais da educação infantil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17755
Data do documento: 6-Abr-2020
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MES07072020.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons