Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17757
Tipo: TCC
Título: A formação inicial de professores do curso de Pedagogia: uma análise entre o PIBID e o estágio curricular supervisionado
Autor(es): Sousa, Maria Sueleide Barboza de
Primeiro Orientador: Miranda, Joseval dos Reis
Resumo: O presente trabalho, situado no campo de investigação relativo à formação inicial de professores, teve como objetivo principal analisar como o PIBID e o Estágio Curricular Supervisionado podem contribuir ou não para a formação inicial de professores do curso de Pedagogia. Como objetivos específicos procuramos averiguar o que os documentos orientadores do PIBID e do Estágio Curricular Supervisionado dizem sobre o processo de formação inicial de professores; compreender, a partir da perspectiva dos graduandos em Pedagogia, em que medida o PIBID e o Estágio Curricular Supervisionado contribuem para a formação inicial dos professores; identificar e analisar os limites apontados pelos graduandos em Pedagogia em relação ao PIBID e ao Estágio Curricular Supervisionado no que diz respeito à formação inicial; identificar e analisar em que aspectos o PIBID e o Estágio Curricular Supervisionado poderiam melhorar para contribuir com a formação inicial de professores de Pedagogia. A metodologia para esta pesquisa foi a abordagem qualitativa, por meio do estudo de caso, fazendo uso de instrumentos de análise documental, entrevista semiestruturada e questionário semiestruturado. A pesquisa foi realizada com estudantes do curso de Pedagogia presencial da Universidade Federal da Paraíba – Campus I. Como aparato teórico, para o campo formação inicial de professores, recorremos a autores como, Tardif (2014), Saviani (2009), García (1999), Gatti (2010), Gatti et al (2019), Imbernón (2006; 2009), Pimenta (1999) e Libâneo (2017); para o campo Estágio Curricular Supervisionado, autores como, Pimenta e Lima (2004), Pimenta et al (2017), Barreiro e Gebran (2006), Lima (2008; 2012), Silva (2005); e para o campo PIBID, autores como Paniago, Sarmento e Rocha (2018), Gatti et al (2014), Oliveira (2017), Brito (2017), Deimling e Reali (2017), entre outros, além de documentos da legislação brasileira. Os resultados desta pesquisa mostraram que, tendo em vista a relevância da unidade teoria-prática na formação de professores, o Estágio Curricular Supervisionado, da maneira como vem sendo apresentado e realizado, não está contribuindo significativamente para a formação inicial dos licenciandos em Pedagogia, quando comparado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, evidenciando a necessidade da construção de novos significados em torno dele, para promover uma formação inicial de qualidade.
Abstract: The main objective of this work, in the research field of Initial Teacher Education, was to make an analysis between PIBID and Supervised Curricular Internship and understand how each of them can contribute to the initial education of teachers of the pedagogy course. As individual goals, we aim to identify how the Initial Teachers Education is envisioned in the policy documents of PIBID and Supervised Curricular Internship; to understand, from the point of view of the students of the Pedagogy course, the extent to which PIBID and Supervised Curricular Internship contributes to the Initial Teacher Education; to identify and analyze the limits pointed out by pedagogy students concerning teacher education in the PIBID and the Supervised Curricular Internship; to identify and assess aspects of the PIBID and the Supervised Curricular Internship that could be improved to contribute to the initial teacher training. We approached this research with a qualitative methodology, employing document analysis, semi-structured interviews, semi-structured questionnaires, and case study. The research was carried out with students of the pedagogy course of Federal University of Paraíba (UFPB) - Campus I. For the theoretical framework of this thesis we applied the ideas of the following authors: Tardif (2014), Saviani (2009), García (1999), Gatti (2010), Gatti et al (2019), Imbernón (2006; 2009), Pimenta (1999), and Libâneo (2017) for the field of Initial Teacher Education; Pimenta and Lima (2004), Pimenta et al (2017), Barreiro and Gebran (2006), Lima (2008; 2012), and Silva (2005) for the field of Supervised Curricular Internship; Paniago, Sarmento and Rocha (2018), Gatti et al (2014), Oliveira (2017), Brito (2017), and Deimling and Reali (2017), as well as documents from the Brazilian legislation for the field of PIBID. Given the importance of both theory and practice in teacher education, the results of this research have shown that the Supervised Curricular Internship, as it has been presented, does not make a significant contribution to the initial training of pedagogy undergraduates, as opposed to the Institutional Scholarship Program of Initiation to teaching (PIBID). Considering the obtained results, we emphasize the need for a revision of the Internship Curriculum, to improve the initial training of teachers in this field.
Palavras-chave: Formação inicial - professores
Estágio supervisionado
Currículo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17757
Data do documento: 2-Abr-2020
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MSBS07072020.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons