Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17758
Tipo: TCC
Título: O Programa Residência Pedagógica na Escola de Educação Básica da Universidade Federal da Paraíba: relatos de intervenções em leitura
Autor(es): Neves, Caroline Galdêncio
Primeiro Orientador: Lima, Cláudia Maria de
Resumo: O presente trabalho de pesquisa, intitulado: O Programa Residência Pedagógica na Escola de Educação Básica da Universidade Federal da Paraíba: relatos de intervenções em leitura, tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas pelos alunos(as) e residente em torno do Projeto de Leitura, fruto da intervenção pedagógica do Programa na escola/campo, evidenciando a importância da leitura na formação e descoberta do eu leitor. As inquietações em torno da pesquisa surgiram na ocasião da intervenção numa turma do 4º ano da EEBAS/UFPB, que indagou a relevância do projeto de leitura para a turma, buscando unir as necessidades das crianças com os interesses da residente. Dessa forma, esta pesquisa de cunho qualitativo, traz reflexões acerca do ensino crítico-reflexivo da leitura e da importância desta no desenvolvimento das crianças. Para tanto, escolhemos três intervenções em leitura, nos quais apresentamos relatos de experiências, evidenciando a visão da residente e alunos (as) em torno das atividades trabalhadas. Como instrumento de coleta de dados, foi aplicado um questionário com os alunos (as), em que sondamos as falas mais relevantes dos mesmos em torno das experiências vivenciada e as analisamos. Como resultado, constatamos que o projeto teve uma resposta positiva dos alunos, que se envolveram bastante por meio da reflexão, diálogo com o texto e discussões para além da sala de aula. Com isso, foi observado que a interpretação textual crítica-reflexiva foi capaz de ressignificar todo um contexto de leitura e mobilizar as crianças na descoberta do seu eu leitor.
Abstract: The present research, entitled: The Pedagogical Residency Program at the Basic Education School of the Federal University of Paraiba: Reports of interventions in Reading, aims to report the experiences lived by students and resident around the Reading Project, result of the pedagogical intervention of the program at school/field, showing the importance of reading in the formation and discovery of their reading self. The concerns about the research arose when an intervention was made in a class of 4th year of EEBAS/ UFPB, which asked the relevance of the Reading process for the class, seeking to unite the needs of the children with the interests of the resident. Thus, this qualitative research brings reflections on the critical-reflective teaching of Reading and its importance in their development. To this end, we chose three interventions, in which we present experience reports, showing the vision of the resident and students around the activities worked on. As a data collection instrument, a questionnaire was applied to the students in which we probed their most relevant statements around the experiences and analyzed them. As a result, we found that the Project had a positive response from the students, who got very involved through reflection, dialogue with the text and discussions beyond the classroom. With that, it was observed that the critical-reflective textual interpretation was able to resignify an entire reading context and mobilize children in the discovery of their reading self .
Palavras-chave: Residência pedagógica
Projeto de intervenção
Leitura
Educação básica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17758
Data do documento: 6-Abr-2020
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CGN07072020.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons