Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17771
Tipo: TCC
Título: A educação emocional no processo de escolarização de adolescentes residentes em casas de acolhimento: uma experiência do PROBEX - UFPB
Autor(es): Almeida, Giovana Hellen Fernandes
Primeiro Orientador: Furtado, Quézia Vila Flor
Resumo: Contemporaneamente a Educação Emocional tem se mostrado essencial no desenvolvimento integral do ser humano, por isso é imprescindível que as habilidades escolares estejam em constante relação com os aspectos emocionais. Diante disso, apresenta-se como objetivo geral do presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) discutir a importância da Educação Emocional no processo de escolarização de adolescentes residentes em Casas de Acolhimento, os quais devido a situação de vulnerabilidade social que são advindos apresentam dificuldades de aprendizagem durante seu processo de escolarização. Diante da contribuição da Educação Emocional aliada a esse processo, é possível ao sujeito enfrentar com maturidade e resiliência as situações adversas do cotidiano, além de auxiliar na qualidade de vida e nas relações do sujeito com a sociedade. Alguns teóricos abordados que embasaram a pesquisa contemplando a discussão sobre a Educação Emocional foram Goleman (1995), Wedderhoff (2007), Gonsalves (2015) e Possebon (2017), entre outros teóricos que contribuíram para a construção desse trabalho. A BNCC ainda aborda duas competências que abarcam a importância das emoções na educação. A metodologia usada no presente trabalho apresenta uma abordagem qualitativa de caráter exploratório-descritivo e teve como instrumento de coleta de dados um questionário criado na plataforma Google Forms feitos com sete estudantes que atuavam nas Casas de Acolhimento com os adolescentes. O interesse pelo tema da pesquisa surgiu a partir da minha experiência no projeto de extensão “Escolarização que promove superação de dificuldades e necessidades de aprendizagem da vida de adolescentes residentes em Casas de Acolhimento” vinculado ao PROBEX, onde atuei com duas adolescentes em acolhimento institucional. Os resultados obtidos indicam a relevância dos aspectos emocionais na educação contribuindo diretamente no processo de escolarização dos adolescentes acolhidos, atravessando também as demais áreas de sua vida contribuindo inclusive em suas relações interpessoais.
Abstract: Contemporáneamente, la Educación Emocional ha demostrado ser esencial en el desarrollo integral del ser humano, por eso, es imprescindible que las habilidades escolares estén en constante relación con los aspectos emocionales. Delante de eso, se presenta como objetivo general del presente Trabajo de Conclusión de Curso (TCC), discutir la importancia de la Educación Emocional en el proceso de escolarización de adolescentes residentes en Casas de Acogida, los cuales, debido a situación de vulnerabilidad social de la que son advenidos, presentan dificultades de aprendizaje durante el proceso de escolarización. Ante la contribución de la Educación Emocional aliada a ese proceso, es posible al sujeto enfrentar con madurez y resiliencia las situaciones adversas del cotidiano, además de auxiliar en la calidad de vida y en las relaciones del sujeto con la sociedad. Algunos teóricos abordados que embazaron la pesquisa contemplando la discusión sobre la Educación Emocional, fueron: Goleman (1995), Wedderhoff (2007), Gonsalves (2015) y Possebon (2017), entre otros teóricos que contribuyeron para la construcción de ese trabajo. La BNCC aún aborda dos competencias que abarcan la importancia de las emociones en la educación. La metodología usada en el presente trabajo presenta un abordaje cualitativo de carácter exploratoriodescriptivo y tuvo como instrumento de recolección de datos un cuestionario creado en la plataforma Google Forms, hecho con siete estudiantes que actuaban en las Casas de Acogida con adolescentes. El interés por el tema de la pesquisa surgió a partir de mi experiencia en el proyecto de extensión “Escolarización que promueve superación de dificultades y necesidades de aprendizaje de la vida de los adolescentes residentes en Casas de Acogida” vinculado al PROBEX, donde actué con dos adolescentes en acogida institucional. Los resultados obtenidos indican la relevancia de los aspectos emocionales en la educación, colaborando directamente en el proceso de escolarización de los adolescentes acogidos, atravesando también las demás áreas de su vida contribuyendo incluso en sus relaciones interpersonales.
Palavras-chave: Ensino - aprendizagem
Casas de acolhimento - adolescentes
Educação emocional
Escolarização
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17771
Data do documento: 1-Abr-2020
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GHFA09072020.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons