Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17778
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJustino, Ana Rita Lima da Silva-
dc.date.accessioned2020-07-09T19:20:10Z-
dc.date.available2020-07-09-
dc.date.available2020-07-09T19:20:10Z-
dc.date.issued2020-04-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17778-
dc.description.abstractThe present research is inserted in the context of the teaching of Mathematics in the early years of Elementary School, addressing the axis of Quantities and Measures, specifically with regard to Greatness Time. In this way, our general objective was to analyze the knowledge of 4th grade students, from Elementary School I, about the greatness of time, comparing the performance of two classes from different schools. To this end, we will seek to discuss what has been researched and disseminated on this topic, also identifying in the curriculum documents the guidelines proposed for teaching this theme. The qualitative methodology involved the application of a diagnosis in two classes of the 4th year of schools with different performance indexes. The results indicated that one class did better than another, but it is clear that although it is part of the students' daily lives, the greatness of time is little explored and problematized. It is necessary that this theme is better explored in the classroom, with planning according to the curricular documents, articulating with the student's daily life.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-07-09T19:20:10Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ARLSJ09072020.pdf: 1640423 bytes, checksum: be8ad1c71546c839640957098a4ebb89 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-09T19:20:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ARLSJ09072020.pdf: 1640423 bytes, checksum: be8ad1c71546c839640957098a4ebb89 (MD5) Previous issue date: 2020-04-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino - matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - matemáticapt_BR
dc.subjectMatemática - grandezaspt_BR
dc.subjectMatemática - medidaspt_BR
dc.titleA grandeza tempo nos anos iniciais do ensino fundamental: quais saberes os discentes dispõem?pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Azerêdo, Maria Alves de-
dc.description.resumoA presente pesquisa se insere no contexto do ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, abordando o eixo das Grandezas e Medidas, especificamente no que tange à grandeza Tempo. Desta maneira, nosso objetivo geral foi analisar os conhecimentos de alunos do 4º ano, do Ensino Fundamental I, acerca da grandeza tempo, considerando o desempenho de duas turmas de escolas diferentes. Para tanto, busca discutir sobre o que se tem pesquisado e divulgado sobre esse tema, identificando também nos documentos curriculares as orientações propostas para o ensino dessa temática. A metodologia de caráter qualitativo envolveu a aplicação de um diagnóstico em duas turmas do 4º ano de escolas públicas. Os resultados indicaram que embora esteja no cotidiano dos alunos, a grandeza tempo é pouco explorada e problematizada. É necessário que essa temática seja melhor explorada em sala de aula, com planejamento de acordo como os documentos curriculares, articulando com o cotidiano do alunado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARLSJ09072020.pdf1,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons