Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17780
Tipo: TCC
Título: Hortas comunitárias, educação popular e segurança alimentar e nutricional: aprendizados e desafios com base em uma experiência.
Autor(es): Rodrigues, Ana Paula Maia Espíndola.
Primeiro Orientador: Cruz, Pedro José Santos Carneiro.
Resumo: A questão alimentar e nutricional é determinada perante o modelo de desenvolvimento econômico e social e apresenta uma complexa e abrangente discussão que atualmente perpassa a questão da fome, que assola ainda grande parte da população mundial, chegando aos modos de produção de alimentos, geração e destinação de resíduos. Considerando os aspectos socioculturais da alimentação e por acreditar no potencial das hortas comunitárias como estratégias educativas que buscam a promoção da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e do Direito Humano à Alimentação Adequada, acompanharemos, no decorrer desse trabalho, o desenvolvimento de um estudo sobre Hortas Comunitárias, promovido a partir de uma experiência vivenciada no Programa de Extensão Universitária PINAB com elementos teóricos metodológicos da Educação Popular. Deste modo, buscou-se identificar desafios, potencialidades e significados do processo de construção da horta comunitária, através da reconstituição histórica dessa experiência. O caminho investigativo foi construído através de uma pesquisa com abordagem qualitativa de caráter descritivo e com ênfase na perspectiva da pesquisa-ação e foram utilizadas três tipos de técnicas a fim de coletar informações que permitissem alcançar os objetivos acima delineados: a pesquisa bibliográfica, o grupo de discussão e a consulta documental. Os sujeitos participantes da pesquisa foram escolhidos de forma intencional e o critério que orientou essa escolha foi a participação ativa no processo de construção da Horta Comunitária do PINAB. Após as reflexões decorrentes da pesquisa, pode-se constatar que a Horta Comunitária é uma estratégia potente para a promoção da SAN, além de ser um espaço educativo e transformador, principalmente no contexto aqui relatado, uma vez que o PINAB sempre buscou ao longo dessa construção, não apenas promover atividades de plantio, mas principalmente, atividades de compartilhamento de saberes e experiências, bem como atividades integrativas de criação de vínculo, abordando a questão alimentar para além do modelo prescritivo e biologicista. Portanto, a partir de nossa experiência, avaliamos que a Horta Popular Boa Esperança impulsionou aprendizados e reflexões sobre o sistema alimentar ao qual estamos inseridos e principalmente sobre a mobilização, participação popular e construção coletiva de novos caminhos e possibilidades de transformação social.
Abstract: The food and nutritional issue is determined by the economic and social development model and brings up a complex and wide discussion that lately passes through the hunger issue – an issue that still plagues part of the world population, getting to the ways of food production, generation and destination of residues and the diverse aspects related to the people feeding practice. Considering the sociocultural aspects of feeding and for trusting the potential of the community garden as an educational strategy that seek for the promotion of Food and Nutritional Security and The Human Right to Adequate Food, a study about Community Garden based on an experience lived in the Outreach Program PINAB with theoreticmethodological elements of Popular Education will be shown in this work. Thenceforth, challenges, potentialities and meanings of the process of building the Community Garden were sought through the historical reconstitution of this experience. The investigative path was built from a descriptive qualitative research with emphasis in the action research perspective and there have been used three kinds of techniques in order to collect information that would make it possible to reach the objectives listed above: the bibliographic research, the discussion group and the documentary consultation. The participant subject of the research were chosen intentionally and the criteria was the active participation on the process of building the Community Garden of PINAB. After the reflecting upon the research, it can be seen that the Community Garden is a powerful strategy for the promotion of Food and Nutritional Security, in addition to being an educative and converting space, especially in the context reported here, since the food issue is seen as something beyond the prescriptive and biologist model. Therefore, based on this experience it can be concluded that the Community Garden “Boa Esperança” has led to learning and reflections upon the food system in which people are inserted and mainly about mobilization, popular participation and collective construction of new ways and possibilities of social change.
Palavras-chave: SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL.
HORTA COMUNITÁRIA.
EDUCAÇÃO POPULAR.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Exatas e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17780
Data do documento: 2-Dez-2016
Aparece nas coleções:TCC - Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
APMER15122016.pdf4,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons