Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17797
Tipo: TCC
Título: Os saberes das/dos professoras/es sobre a Base Nacional Comum Curricular - Educação Infantil
Autor(es): Araújo, Renata Suzana Ribeiro de
Primeiro Orientador: Amorim, Ana Luisa Nogueira de
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso trata dos saberes das/dos professoras/es sobre a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil. Tem como objetivo geral: Analisar de que maneira a BNCC para a Educação Infantil está sendo compreendida pelas/os professoras/es que mais frequentaram os Fóruns Temáticos do Programa de Apoio as Licenciaturas – PROLICEN. E como objetivos específicos: Apresentar como se deu o processo de elaboração da BNCC, com base em trabalhos já desenvolvidos; Identificar os conhecimentos das/dos professoras/es sobre a BNCC; Investigar como os Fóruns Temáticos têm contribuído para a formação das/dos professoras(es); Compreender se e como está sendo executada a BNCC na instituição das/dos professoras/es. Para embasar teoricamente nosso trabalho, contamos com as concepções de autores como Amorim (2011), Campos e Barbosa (2015), Gatti (2010), Kramer (2006 e 1986), Kuhlmann Jr. (2000), Paschoal e Machado (2009), entre outros que nos ajudaram a refletir sobre a educação infantil, além das leituras de documentos como RCNEI (1998), DCNEI (1999/2009) e BNCC (2017). Inicialmente fizemos uma breve análise da história da infância e educação infantil no Brasil, abordando da criação das creches e dos jardins de infância à promulgação da CF (1988) e a elaboração dos documentos onde a criança passou a ser considerada como sujeito de direitos. Abordamos o currículo destacando que o compreendemos como um conjunto de práticas com finalidades educativas e abordamos o surgimento do currículo, as teorias e como pensar o currículo como forma de garantia aos direitos das crianças. Entendemos que a BNCC é um documento plural, contemporâneo, e que estabelece o conjunto de aprendizagens essenciais e indispensáveis a que todos os estudantes, crianças, jovens e adultos, têm direito. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, com utilização de questionário com 12 perguntas claras e objetivas, de múltipla escolha e abertas. As questões abertas foram voltadas para a identificação dos conhecimentos das professoras sobre a BNCC e as de múltipla escolha para os questionamentos voltados para a identificação dos sujeitos. O público alvo foi as professoras que mais frequentaram os Fóruns nos anos de 2018 ou 2019. O campo de pesquisa foi durante os Fóruns Temáticos na UFPB, Campus I e via e-mail. Em linhas gerais, foi possível identificar através do questionário que as participantes estão inteiradas no que diz respeito a BNCC para a EI e sua importância para a educação, que o documento ainda não condiz com a realidade vivida, onde trabalham já está havendo uma formação para a inteiração e os fóruns temáticos foram de suma importância.
Abstract: This present final paper is about teacher's knowledges about the Base Nacional Comum Curricular for childhood education. Its general objective: Analyze how the BNCC for childhood education is being understood by teachers who more often went to "Fóruns Temáticos do Programa de Apoio as Licenciaturas – PROLICEN". And as specific goals: To present how the BNCC's elaboration process took place, based on works already developed; To identify the teacher's knowledges about the BNCC; To investigate how Thematic Forums have contributed to teacher's training; To understand if and how is being carried out the BNCC on teacher's intitutions. To theoretically support our work, we count on the conceptions of authors like Amorim (2011), Campos e Barbosa (2015), Gatti (2010), Kramer (2006 e 1986), Kuhlmann Jr. (2000), Paschoal e Machado (2009), among others that helped us to reflect about *child education*, in addition to document readings like RCNEI (1998), DCNEI (1999/2009) e BNCC (2017). Initially we did a brief analysis of the history of childhood and childhood education on Brazil, approaching since the foundation of daycares and kindergartens until the enactment of CF (1988) and the elaboration of documents where the child came to be considered as a subject of rights. We approach the curriculum highlighting that we understand it as a set of practices for educational purposes and the emergence of the curriculum, theories and how to think of the curriculum as a way of guaranteeing children's rights. We understand that the BNCC is a plural and contemporary document, wich establishes the set of essential and indispensable learning to which all students, children, youth and adults are entitled. A survey had a qualitative approach, with a questionnaire with 12 clear and objective questions, of choice and openness. The open questions were focused at the identification of teacher's knowledges about BNCC and multiple choice questions of questionnaires aimed at identifying the subjects. The target audience was the teachers who most used to frequent the Forums in the years 2018 or 2019. The research field was during the Thematic Forums at UFPB, Campus I and by e-mail. In general, it was possible to identify using quiz that the participants are aware of the BNCC for EI and its importance for education, that the document still does not match the reality experienced, where they work is already training for interaction and the thematic forums were of paramount importance.
Palavras-chave: Currículo
Educação infantil
Base Nacional Comum Curricular
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17797
Data do documento: 3-Abr-2020
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RSRA13072020.pdf468,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons