Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17798
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Samara Lima da Silva Souza-
dc.date.accessioned2020-07-13T17:57:12Z-
dc.date.available2020-07-10-
dc.date.available2020-07-13T17:57:12Z-
dc.date.issued2020-04-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17798-
dc.description.abstractEl presente trabajo se inserta en el contexto de la enseñanza de matemáticas en los años iniciales de la educación fundamental, específicamente en el eje de magnitudes y medidas que han sido un área poco explorada en ese segmento. Tuvo como objetivo identificar y analizar los conocimientos de estudiantes de 5º grado, en lo que respecta a la magnitud longitud. Para eso, traeremos como aporte teórico las contribuciones de Lima y Bellemain (2010), Van de Walle (2009), además de los documentos curriculares elaborados por el Ministerio de Educación, tales como: Parámetros Curriculares Nacionales (1997), Pacto Nacional por la Alfabetización en la Edad Cierta (2014) y Base Nacional Común Curricular (2017). Este trabajo se encuadra en el tipo de investigación cualitativa con carácter exploratorio y coleta de datos realizada en una escuela pública por medio de un cuestionario. El mismo fue compuesto de cuestiones acerca de la magnitud longitud, en el cual buscaba saber en cuales habilidades de comparar, medir, estimar y ordenar, por medio de resolución de problemas, articulándose a las operaciones aritméticas. Los sujetos participantes fueron estudiantes de dos clases de 5° grado de una escuela de la Red Municipal de João Pessoa-PB. Los resultados indicaron que la mayoría de los estudiantes presentaron un mejor desarrollo con relación a las habilidades de estimar y comparar, mientras que la habilidad de medir y utilizar la regla provocó más errores. Resaltamos aún la dificultad con la resolución de problemas envolviendo la magnitud longitud y su articulación con operaciones aritméticas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-07-13T17:57:12Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SLSSG10072020.pdf: 1271293 bytes, checksum: 4a61aa8724771c47be5efa3d6093159e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-13T17:57:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SLSSG10072020.pdf: 1271293 bytes, checksum: 4a61aa8724771c47be5efa3d6093159e (MD5) Previous issue date: 2020-04-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino - matemáticapt_BR
dc.subjectMatemática - grandezas e medidaspt_BR
dc.subjectMatemática - resolução de problemaspt_BR
dc.subjectMatemática - comprimentopt_BR
dc.titleA grandeza comprimento nos anos iniciais do ensino fundamental: quais conhecimentos os estudantes do 5º ano dispõem?pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Azerêdo, Maria Alves de-
dc.description.resumoO presente trabalho se insere no contexto do ensino de Matemática nos Anos iniciais do Ensino Fundamental, especificamente no eixo de Grandezas e Medidas que tem sido uma área pouco explorada nesse segmento. Teve como objetivo identificar e analisar os conhecimentos de estudantes de 5º ano, no que diz respeito à grandeza comprimento. Para tanto, traremos como aportes teóricos as contribuições de Lima e Bellemain (2010), Van de Walle (2009), além dos documentos curriculares elaborados pelo Ministério da Educação, tais como: Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (2014) e Base Nacional Comum Curricular (2017). Este trabalho se enquadra no tipo de pesquisa qualitativa com caráter exploratório e coleta de dados realizada em uma escola pública por meio de um questionário. Este foi composto de questões sobre a grandeza comprimento, no qual buscava saber em quais habilidades de comparar, medir, estimar e ordenar, por meio de resolução de problemas, articulando-se às operações aritméticas. Os sujeitos participantes foram estudantes de duas turmas de 5º ano de uma escola da rede municipal de João Pessoa - PB. Os resultados indicaram que a maioria dos estudantes apresentaram uma melhor desenvoltura com relação às habilidades de estimar e comparar foram consolidadas pela maioria dos estudantes enquanto que a habilidades de medir e utilizar a régua provocaram mais erros. Ressaltamos ainda a dificuldade com resolução de problemas envolvendo a grandeza comprimento e sua articulação com operações aritméticas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SLSSG10072020.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons