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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17802Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Oliveira, Natanael de Castro Nunes de | - |
| dc.date.accessioned | 2020-07-13T22:57:06Z | - |
| dc.date.available | 2020-07-13 | - |
| dc.date.available | 2020-07-13T22:57:06Z | - |
| dc.date.issued | 2019-06-17 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17802 | - |
| dc.description.abstract | The present work investigated the difficulties found and reported by the students who are attending the 2nd grade of High School, from a state public school in the State of Paraíba when performing calculations involving proportional quantities, that is, solving issues that have operations in their context basic principles involving proportionality. The methodology used in the research process was the Case Study. The research data were obtained through a semi-structured questionnaire that was answered by 30 students aged between 15 and 24 years, of which 63% are female and 37% male. In this work, a brief historical outline is made about proportionality and how this content is approached in the National Common Curricular Base (BNCC) and in the National Curriculum Parameters (PCN). At the end it was found that 70% of students solve problems mechanically, without giving importance to understanding the content covered, thus generating doubts at the time of resolution and consequently fail to answer the proposed problems. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2020-07-13T22:57:05Z No. of bitstreams: 1 NCNO13072020.pdf: 2207062 bytes, checksum: 6a762fcc484021650ec717a145a8e6d2 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-07-13T22:57:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NCNO13072020.pdf: 2207062 bytes, checksum: 6a762fcc484021650ec717a145a8e6d2 (MD5) Previous issue date: 2019-06-17 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Proporcionalidade | pt_BR |
| dc.subject | Matemática básica | pt_BR |
| dc.subject | Dificuldade na resolução de problemas | pt_BR |
| dc.title | Dificuldades na resolução de problemas sobre proporcionalidade na 2ª série do ensino médio: estudo de caso | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Valdenilza Ferreira da | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho investigou as dificuldades encontradas e relatadas pelos alunos que estão cursando a 2ª série do Ensino Médio, de uma escola da rede pública estadual do Estado da Paraíba ao realizarem cálculos envolvendo grandezas proporcionais, ou seja, resolver questões que tenham no seu contexto operações básicas envolvendo Proporcionalidade. A metodologia utilizada no processo da pesquisa foi o Estudo de Caso. Os dados da pesquisa foram obtidos através de um questionário semi-estruturado que foi respondido por 30 alunos com idades entre 15 e 24 anos, dos quais 63% são do gênero feminino e 37% do gênero masculino. Neste trabalho, faz-se um breve recorte histórico sobre a proporcionalidade e como este conteúdo é abordado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Ao final constatou-se que 70% dos alunos resolvem os problemas de maneira mecânica, sem dar importância ao entendimento do conteúdo abordado, gerando, assim, dúvidas no momento da resolução e consequentemente, deixam de responder os problemas propostos. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Matemática | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Matemática | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| NCNO13072020.pdf | 2,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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