Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17802
Tipo: TCC
Título: Dificuldades na resolução de problemas sobre proporcionalidade na 2ª série do ensino médio: estudo de caso
Autor(es): Oliveira, Natanael de Castro Nunes de
Primeiro Orientador: Silva, Valdenilza Ferreira da
Resumo: O presente trabalho investigou as dificuldades encontradas e relatadas pelos alunos que estão cursando a 2ª série do Ensino Médio, de uma escola da rede pública estadual do Estado da Paraíba ao realizarem cálculos envolvendo grandezas proporcionais, ou seja, resolver questões que tenham no seu contexto operações básicas envolvendo Proporcionalidade. A metodologia utilizada no processo da pesquisa foi o Estudo de Caso. Os dados da pesquisa foram obtidos através de um questionário semi-estruturado que foi respondido por 30 alunos com idades entre 15 e 24 anos, dos quais 63% são do gênero feminino e 37% do gênero masculino. Neste trabalho, faz-se um breve recorte histórico sobre a proporcionalidade e como este conteúdo é abordado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Ao final constatou-se que 70% dos alunos resolvem os problemas de maneira mecânica, sem dar importância ao entendimento do conteúdo abordado, gerando, assim, dúvidas no momento da resolução e consequentemente, deixam de responder os problemas propostos.
Abstract: The present work investigated the difficulties found and reported by the students who are attending the 2nd grade of High School, from a state public school in the State of Paraíba when performing calculations involving proportional quantities, that is, solving issues that have operations in their context basic principles involving proportionality. The methodology used in the research process was the Case Study. The research data were obtained through a semi-structured questionnaire that was answered by 30 students aged between 15 and 24 years, of which 63% are female and 37% male. In this work, a brief historical outline is made about proportionality and how this content is approached in the National Common Curricular Base (BNCC) and in the National Curriculum Parameters (PCN). At the end it was found that 70% of students solve problems mechanically, without giving importance to understanding the content covered, thus generating doubts at the time of resolution and consequently fail to answer the proposed problems.
Palavras-chave: Proporcionalidade
Matemática básica
Dificuldade na resolução de problemas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17802
Data do documento: 17-Jun-2019
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NCNO13072020.pdf2,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.