Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17807
Tipo: | TCC |
Título: | Resolução de problemas: uma articulação possível entre matemática e língua materna |
Autor(es): | Montanhas, Tayane Karoline das |
Primeiro Orientador: | Azerêdo, Maria Alves de |
Resumo: | Este presente trabalho discute a articulação entre língua materna e linguagem matemática em contexto de situações-problema nos anos iniciais do Ensino fundamental. Tem como objetivo geral analisar o trabalho com gêneros textuais em aulas de matemática, especificamente a resolução de problemas. O referencial teórico foi fundamentado em Smole e Diniz (2001), Luvison, (2013), Curi (2005), Pozo e Echeverría (1998), entre outros. Os teóricos contribuíram na compreensão da importância de textos em aulas de matemática e em articulação com o trabalho em resolução de problemas, essencial à aprendizagem matemática. A metodologia da pesquisa é de caráter qualitativo, com técnica em observação participante, no qual houve a observação sistemática através de um roteiro de observação estruturado. A partir desse roteiro observamos aulas de Matemática de uma turma do 4° ano do ensino fundamental em uma escola pública no município de João Pessoa-PB. A partir dos dados, inferimos que não há um trabalho com gêneros textuais e textos problemas na turma investigada. Sentimos a ausência de um trabalho frequente com resolução de problemas enquanto metodologia, no sentido de desenvolver o raciocínio lógico matemático, o pensamento crítico e o espírito investigativo. É necessário um ambiente de aulas que trabalhe a língua materna articulada à linguagem matemática através de situações-problemas que tenham sentido para os alunos, para que possamos avançar não apenas no campo do conhecimento matemático, mas em todas as áreas do desenvolvimento do educando. |
Abstract: | This paper discusses the articulation between mother tongue and mathematical language in the context of problem situations in the early years of elementary school. Its general objective is to analyze the work with textual genres in mathematics classes, specifically problem solving. The theoretical framework was based on Smole and Diniz (2001), Luvison, (2013), Curi (2005), Pozo and Echeverría (1998), among others. Theorists contributed to the understanding of the importance of texts in mathematics classes and in articulation with problem solving work, essential to mathematical learning. The research methodology is qualitative, with participant observation technique, in which there was systematic observation through a structured observation script. Based on this script, we observed mathematics classes from a 4th grade class of elementary school in a public school in the city of João Pessoa-PB. From the data, we infer that there is no work with textual genres and problem texts in the investigated class. We feel the absence of frequent work with problem solving as a methodology, in the sense of developing logical mathematical reasoning, critical thinking and investigative spirit. It is necessary to have a classroom environment that works with the mother tongue articulated to the mathematical language through problem situations that make sense for the students, so that we can advance not only in the field of mathematical knowledge, but in all areas of the student development. |
Palavras-chave: | Língua materna Linguagem matemática Resolução de problemas Ensino - matemática |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17807 |
Data do documento: | 6-Abr-2020 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TKM14072020.pdf | 700,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons