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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17879
Tipo: TCC
Título: A educação do campo no município de Livramento/PB: uma análise das políticas educacionais orientadoras das práticas pedagógicas das escolas do campo
Autor(es): Batista, José Diones Lopes
Primeiro Orientador: Mata, Áurea Augusta Rodrigues da
Resumo: Desde o início a escolarização brasileira aconteceu de maneira excludente, o que ainda reflete na atualidade. Em decorrência desse processo histórico, a educação no nosso país passou e continua passando por diversas problemáticas, dentre elas está a pouca importância que ainda é dada, pela esfera governamental, a educação dos povos do campo dentro das políticas públicas. Frente a isso, em meio as lutas políticas protagonizadas pelos movimentos sociais do campo por melhores condições de sobrevivência e condições educacionais, surge a Educação do Campo como uma proposta educacional que se constrói em contraposição a educação rural. Esta última sendo entendida como a transferência do modelo urbano para o campo, sem a contextualização do conhecimento a partir do campo e sem a participação do campo. Nesse sentido, nosso trabalho tem como objetivo geral, analisar as políticas educacionais do município de Livramento/PB, estabelecendo relações com os princípios da Educação do Campo, considerando seus aspectos políticos e pedagógicos. Partimos da hipótese que as práticas adotadas nas escolas do campo do município de Livramento/PB não levam em consideração a Educação do Campo enquanto prática pedagógica e, portanto, não consideram a realidade identitária dos sujeitos campesinos na proposta do currículo escolar. Metodologicamente, trata-se de um estudo de natureza qualitativa, sendo realizado através de pesquisas de campo complementada com um estudo documental. A pesquisa teve como referência, dentre outros, autores como: Roseli Caldart (2009, 2012, 2020), Paulo Freire (1989, 2000, 2019) e Mônica Molina (2004). Na pesquisa documental buscamos analisar os ordenamentos legais (nacional e municipal) que regem a Educação do Campo, estabelecendo relações com os princípios da Educação do Campo. Ainda, para a coleta de dados, aplicamos questionário com a Secretária de Educação do referido município e com o Coordenador das escolas do campo. Por fim, pudemos constatar que o município garante os requisitos básicos de uma Educação do Campo com qualidade. Por outro lado, apontamos a necessidade de investir em materiais didáticos de apoio aos professores, como por exemplo, projetores e computadores; a importância de construir uma proposta curricular específica para os alunos do campo levando em consideração suas particularidades; a garantia dos anos finais do ensino fundamental nas escolas do campo; e a necessidade de espaços mais amplos nas escolas do campo. De forma geral, entendemos que se faz necessário ultrapassar ainda várias barreiras para a materialização, de fato, de uma Educação do Campo que construa processos emancipatórios e que problematize as contradições no campo brasileiro.
Abstract: Since the beginning, Brazilian schooling has taken place in an exclusive way, which still reflects today. As a result of this historical process, education in our country has gone through and continues to go through several problems, among which is the little importance that is still given, by the governmental sphere, the education of rural people within public policies. Faced with this, amid the political struggles led by rural social movements for better survival conditions and educational conditions, Rural Education emerges as an educational proposal that is built in opposition to rural education. The latter being understood as the transfer of the urban model to the countryside, without the contextualization of knowledge from the countryside and without the participation of the countryside. In this sense, our work has as general objective, to analyze the educational policies of the municipality of Livramento/PB, establishing relations with the principles of Rural Education, considering its political and pedagogical aspects. We start from the hypothesis that the practices adopted in rural schools in the municipality of Livramento/PB do not take rural education into account as a pedagogical practice and, therefore, do not consider the identity reality of peasant subjects in the school curriculum proposal. Methodologically, it is a qualitative study, being carried out through field research complemented with a documentary study. The research had as reference, among others, authors such as: Roseli Caldart (2009, 2012, 2020), Paulo Freire (1989, 2000, 2019) and Mônica Molina (2004). In documentary research we seek to analyze the legal systems (national and municipal) that govern Rural Education, establishing relationships with the principles of Rural Education. Also, for data collection, we applied a questionnaire with the Secretary of Education of that municipality and with the Coordinator of rural schools. Finally, we could see that the municipality guarantees the basic requirements for a quality rural education. On the other hand, we point out the need to invest in didactic materials to support teachers, such as projectors and computers; the importance of building a specific curriculum proposal for students in the field taking into account their particularities; the guarantee of the final years of elementary education in rural schools; and the need for wider spaces in rural schools. In general, we understand that it is necessary to overcome several barriers for the materialization, in fact, of a Rural Education that builds emancipatory processes and that problematizes the contradictions in the Brazilian field.
Palavras-chave: Educação do campo
Políticas educacionais
Prática pedagógica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17879
Data do documento: 24-Jul-2020
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

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