Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17883
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Luciana Cruz Alves de-
dc.date.accessioned2020-08-12T12:56:44Z-
dc.date.available2020-08-12-
dc.date.available2020-08-12T12:56:44Z-
dc.date.issued2020-07-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17883-
dc.description.abstractThis Course Conclusion Paper, deals with the relationship between the inclusion of individuals with Special Educational Needs. The theme addressed, Teaching practice in the process of including children with Autistic Spectrum Disorder (ASD) in early childhood education ”, projects to analyze how teaching practice and the permanence of these individuals in regular schools, distinguishing inclusion from integration; verifying how an autistic person interacts with the school environment and finally detecting how teachers are qualified to develop the process of including autistic children in early childhood education. . The present research, of bibliographic nature and of qualitative, descriptive and documentary nature, was based on the theoretical contribution of Gil's conceptions (1999; 2002), that best define the purpose of this research. In order to confirm it, it was demarcated, as study proposals the insertion, inclusion, teacher qualification and its pedagogical practices, as a suggestion which dialogue with Leo Kanner and Eric Schopler, precursors of autism and the usual intervention methods that provide support and ensure effective teaching practice. To theoretically constitute this analysis, make up the body of theoretical references, which contributed from the initial understanding to the final considerations, several theoretical assumptions, in addition to normative documents that support the inclusion policy and the inclusion policy contextualized during the elaboration of this work. Autistic people satisfactorily attend structured schematisations, thus, it is evident during the development of this research, the need to reevaluate inclusive teaching practices existing in school daily life, with a view to better instructing teachers to develop effective practices regarding the learning process. and socialization of autistic children.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-08-12T12:56:44Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LCAL12082020.pdf: 958508 bytes, checksum: fb89a0841dc27d1a0d4ed59215602dd4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-08-12T12:56:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LCAL12082020.pdf: 958508 bytes, checksum: fb89a0841dc27d1a0d4ed59215602dd4 (MD5) Previous issue date: 2020-07-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleA prática docente no processo de inclusão da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Alencar, Sabrina Grisi Pinho de-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso trata da inclusão de indivíduos com Necessidades Educacionais Especiais. A temática abordada, "A prática docente no processo de inclusão da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação infantil”, projeta analisar como se dá a prática docente e a permanência destes indivíduos em escolas de ensino regulares, distinguindo inclusão de integração; verificando como um autista interage com o ambiente escolar e por fim detectar como os docentes estão habilitados para desenvolver o processo de inclusão de crianças autistas na Educação Infantil. A presente pesquisa, de natureza bibliográfica e de cunho qualitativo, descritivo e documental, foi embasada pelo aporte teórico das concepções de Gil (2002), que melhor definem a proposta desta pesquisa. Com o intuito de confirmá-la demarcou-se, como proposituras de estudo a inserção, a inclusão, a qualificação docente e suas práticas pedagógicas, como sugestão, as quais dialogam com Leo Kanner e Eric Schopler, precursores do autismo e dos métodos de intervenções usuais que oferecem subsídio e asseguram uma prática docente eficaz. Para constituir teoricamente esta análise, compõem o corpo de referências teóricas, que contribuíram desde a compreensão inicial até as considerações finais, vários pressupostos teóricos, além de documentos normativos que sustentam a política da inclusão, contextualizadas durante a elaboração deste trabalho. Os autistas atendem satisfatoriamente as esquematizações estruturadas, sendo assim, fica evidente durante o desenvolvimento da presente pesquisa, a necessidade de reavaliar as práticas docentes inclusivas existentes no cotidiano escolar, na perspectiva de melhor instruir o docente a desenvolver práticas eficazes no tocante ao processo de aprendizagem e socialização de crianças autistas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LCAL12082020.pdf936,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons