Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17884
Tipo: | TCC |
Título: | O potencial do planejamento docente no processo de alfabetização: em busca do respeito às heterogeneidades |
Autor(es): | Lourenço, Joyce França |
Primeiro Orientador: | Biserra, Ingrid Karla Cruz |
Resumo: | Planejar as práticas alfabetizadoras com o intuito de valorizar as heterogeneidades na sala de aula é um desafio para o professor, principalmente quando este não possui experiência com a mediação desse processo, que envolve uma complexidade de fatores. O presente estudo buscou compreender como o planejamento docente pode contribuir em práticas alfabetizadoras que levem em consideração as heterogeneidades dos alunos. Tendo como objetivos específicos: refletir sobre a transição da criança entre as etapas da educação infantil e ensino fundamental; explicar o processo de aquisição do sistema de escrita alfabética nos anos iniciais; descrever as relações do planejamento docente com as práticas alfabetizadoras; investigar como o planejamento contribui para o respeito às heterogeneidades na alfabetização de crianças. Por meio de um estudo bibliográfico, refletimos sobre as abordagens apresentadas por Ferreiro e Teberosky (1999), Dias e Campos (2015), Lück (2006) e, Teixeira e Bernardelli (2016) acerca do processo de alfabetização, planejamento docente e heterogeneidades. Apresentamos ao longo do estudo, que para planejar as práticas alfabetizadoras se faz necessário conhecer sobre o processo de aquisição da língua escrita e das especificidades que envolvem o ciclo de alfabetização. Munidos desses conhecimentos, os professores precisarão assumir um papel reflexivo diante de sua prática, articulando avaliações, intervenções e redirecionando os processos de aprendizagem sempre que necessário. A valorização das heterogeneidades ganha destaque, quando por meio da reflexão de sua prática, o professor planejar atividades diversificadas de forma a respeitar e considerar os diferentes ritmos de aprendizagem dos seus alunos. Compreendemos, portanto, que o planejamento contribui com práticas alfabetizadoras que valorizam as heterogeneidades, quando o professor reconhece a necessidade de refletir sobre a sua prática colocando os seus alunos no centro do processo. |
Abstract: | Planning literacy practices with the aim of valuing heterogeneities in the classroom is a challenge for the teacher, especially when he has no experience with the mediation of this process, which involves a complexity of factors. This study sought to understand how teacher planning can contribute to literacy practices that take into account students' heterogeneities. Having as specific objectives: to reflect on the child's transition between the stages of early childhood education and elementary education; explain the process of acquiring the alphabetical writing system in the early years; describe the relationships between teaching planning and literacy practices; to investigate how planning contributes to respect for heterogeneities in children's literacy. Through a bibliographic study, we reflect on the approaches presented by Ferreiro and Teberosky (1999), Dias and Campos (2015), Lück (2006) and, Teixeira and Bernardelli (2016) about the process of literacy, teaching planning and heterogeneities. We present throughout the study, that to plan literacy practices, it is necessary to know about the process of acquiring written language and the specificities that involve the literacy cycle. Armed with this knowledge, teachers will need to take a reflective role in their practice, articulating assessments, interventions and redirecting learning processes whenever necessary. The appreciation of heterogeneities is highlighted when, through reflection of their practice, the teacher plans diversified activities in order to respect and consider the different learning rhythms of his students. We understand, therefore, that planning contributes to literacy practices that value heterogeneities, when the teacher recognizes the need to reflect on his practice, placing his students at the center of the process. |
Palavras-chave: | Alfabetização Planejamento educacional Sala de aula - heterogeneidades Prática docente |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::PLANEJAMENTO EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17884 |
Data do documento: | 20-Jul-2020 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JFL12082020.pdf | 469,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons