Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17892| Tipo: | TCC |
| Título: | Atuação do orientador(a) educacional em face à violência sexual de crianças e adolescentes |
| Autor(es): | Santos, Renata Marinho dos |
| Primeiro Orientador: | Alencar, Sabrina Grisi Pinho de |
| Resumo: | A temática da pesquisa realizada trata de violência sexual contra crianças e adolescentes, com foco na inserção dessa problemática penal no contexto escolar, evidenciando a importância da escola e do Orientador Educacional no enfrentamento e na conscientização dos estudantes e de seus respectivos responsáveis legais em relação ao abuso sexual infantil. No tocante à escolha desse tema, justifica-se por ser um assunto delicado e polêmico que necessita de aprofundamento teórico e jurídico acerca do objeto de pesquisa, ou seja, o abuso sexual contra crianças e adolescentes, de forma a possibilitar a reflexão sobre o papel do Orientador Educacional. Para efeito de pesquisa, o objetivo geral do estudo é analisar o papel da escola, no contexto da orientação educacional, em relação à problemática envolvendo violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes. Quanto à metodologia deste Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia, em nível de graduação, caracteriza-se como sendo uma pesquisa bibliográfica e documental, de cunho qualitativo e descritivo. Ocorrendo por meio de uma revisão de literatura nas bases de dados do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), utilizando os seguintes descritores de busca: abuso sexual e escola e, de um universo de 624 publicações, a amostra final é composta por cinco artigos selecionados. Os resultados obtidos dos cinco artigos selecionados evidenciam ser essencial a inserção do tema abuso sexual na orientação educacional, em prol da prevenção, identificação, acolhimento, enfrentamento e encaminhamento legal dos casos suspeitos e/ou confirmados. Podendo concluir que é de suma importância que a orientação educacional atue ativamente, com ética e responsabilidade, através de ações nas escolas, na identificação, acolhimento, enfrentamento e encaminhamentos de casos envolvendo abuso sexual. |
| Abstract: | The theme of the research conducted deals with sexual violence against children and adolescents, focusing on the insertion of this criminal problem in the school context, evidencing the importance of the school and the Educational Advisor in coping with and raising the awareness of students and their respective legal guardians in relation to child sexual abuse. Regarding the choice of this theme, it is justified by being a delicate and controversial subject that requires theoretical and legal deepening about the object of research, that is, sexual abuse against children and adolescents, in order to enable reflection on the role of the Educational Advisor. For the purpose of this study, the general objective of the study is to analyze the role of the school, in the context of educational guidance, in relation to the problem involving violence and sexual abuse against children and adolescents. As for the methodology of this Course Completion Work in Pedagogy, at the undergraduate level, it is characterized as a bibliographic and documentary research, of qualitative and descriptive nature. Taking place through a literature review in the databases of the Journal Portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes), using the following search descriptors: sexual abuse and school and, from a universe of 624 publications, the final sample consists of five selected articles. The results obtained from the five selected articles show that the inclusion of sexual abuse in the educational orientation is essential, in favor of prevention, identification, reception, coping and legal referral of suspected and/or confirmed cases. It can be concluded that it is of paramount importance that educational guidance acts actively, with ethics and responsibility, in the identification, reception, confrontation and referrals, through actions in schools, of cases involving violence and sexual abuse with students of Basic Education. |
| Palavras-chave: | Abuso sexual infantil Violência sexual - crianças e adolescentes Orientador educacional Educação sexual |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTO::ORIENTACAO EDUCACIONAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17892 |
| Data do documento: | 24-Jul-2020 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RMS13082020.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
