Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17925
Tipo: TCC
Título: O uso dos vídeos como ferramenta pedagógica: trabalho com o campo de experiência “o eu, o outro e o nós” com crianças na pré-escola
Autor(es): Trindade, Edilucio Herminio
Primeiro Orientador: Silva, Francisca Jocineide da Costa e
Resumo: A mídia digital está presente em todos os espaços da sociedade, transformando profundamente as culturas locais e, principalmente, o mundo das crianças, que também tem acesso a estas tecnologias: assistindo TV, acessando internet e redes sociais, entre outros. Diante disso, este estudo teve como objetivo analisar o uso dos vídeos hospedados no YouTube como um instrumento pedagógico, para o trabalho com o Campo de Experiência “O eu, o outro e o nós”, definido pela BNCC, com crianças da Pré-escola da Educação Infantil. Os dados analisados são referentes ao projeto de intervenção realizado durante o estágio em Educação Infantil em que foram analisadas as vivências das crianças nas atividades, dentre elas o uso de um vídeo que abordava questões de relacionamentos e como conviver com as diferenças. O referencial teórico dialoga com autores que discutem várias temáticas, como o uso das mídias na Educação Infantil, Momo (2007) e Souza (2015); formação continuada dos(as) professores(as), Lima (2013) e Saviani (2009); a relação entre mídia e infância, Andrade (2010); os conceitos de criança e infância, Jácome (2018) e Maia (2012); e os documentos oficiais que regulamentam a Educação Infantil: BNCC (2017), DCNEI (2010), ECA (2014), LDB (1996). Como metodologia, foi analisado o projeto de intervenção aplicado durante um Estágio Supervisionado em Educação Infantil, numa turma da Pré-escola, em que foram realizadas atividades e apresentação de um vídeo do Youtube, em um Centro de Referência de Educação Infantil (CREI), em João Pessoa. Os resultados da pesquisa revelam a importância da utilização do vídeo nas práticas docentes da Educação Infantil, de modo a contribuir para o desenvolvimento integral da criança. Também demonstram a importância de se investir numa formação continuada para os profissionais da área e disponibilização de equipamentos e espaços adequados para a utilização destas tecnologias digitais.
Abstract: Digital media is present in all areas of society, profoundly transforming local cultures and, especially, the world of children, who also have access to these technologies: watching TV, accessing the internet and social networks, among others. In view of this, this study aimed to analyze the use of videos hosted on YouTube as a pedagogical tool, for working with the Field of Experience “The self, the other and the we”, defined by BNCC, with pre-school children of Early Childhood Education. The analyzed data refer to the intervention project carried out during the stage in Early Childhood Education in which the children's experiences in the activities were analyzed, including the use of a video that addressed issues of relationships and how to live with differences. The theoretical framework dialogues with authors who discuss various topics, such as the use of media in early childhood education, Momo (2007) and Souza (2015); continuing education for teachers, LIMA (2013) and Saviani (2009); the relationship between media and childhood, Andrade (2010); the concepts of child and childhood, Jácome (2018) and Maia (2012); and the official documents that regulate Early Childhood Education: BNCC (2017), DCNEI (2010), ECA (2014), LDB (1996). As a methodology, the intervention project applied during a Supervised Internship in Early Childhood Education was analyzed in a Pre-school class, in which activities and presentation of a YouTube video were carried out in a Child Education Reference Center (CREI), in João Pessoa. The results of the research reveal the importance of using video in the teaching practices of early childhood education, in order to contribute to the integral development of the child. They also demonstrate the importance of investing in continuing education for professionals in the field and providing equipment and spaces suitable for the use of these digital technologies.
Palavras-chave: Educação infantil
Mídias digitais
Instrumento pedagógico - vídeos
Prática docente - vídeos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17925
Data do documento: 6-Ago-2020
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EHT20082020.pdf915,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons