Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17932
Tipo: TCC
Título: A educação de jovens e adultos e os seus desafios no mundo atual: o olhar de uma professora
Autor(es): Oliveira, Rosângela Vilela Pereira
Primeiro Orientador: Ramos, Isolda Ayres Viana
Resumo: O presente trabalho com o título “A Educação de Jovens e Adultos e os seus desafios no mundo atual: o olhar de uma professora” teve em sua abordagem, um estudo de origem qualitativa, assim como um estudo de caso. Foi elaborado um questionário para ser usado como instrumento de pesquisa e conseguir uma melhor investigação sobre o assunto. O instrumento foi aplicado em uma escola municipal pertencente ao município de João Pessoa, no Estado da Paraíba. Seu desenvolvimento foi em duas partes: primeiro de informações da docente participante e de dados sobre os alunos. Após esses dados, contém as perguntas abertas sobre a sua prática pedagógica nessa modalidade. A partir das informações coletadas, partiu-se para a realização de uma análise e discussão dos resultados, com os quais levaram à conclusão de que os desafios encontrados pelos professores da Educação de Jovens e Adultos, são relativos à falta de investimento do Estado na modalidade, assim como as condições de vida precária dos alunos. Aqui o objetivo geral foi compreender os desafios encontrados pelos professores de jovens e adultos no mundo atual. Os objetivos específicos foram os de investigar os desafios encontrados pelos professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos no cotidiano da sala de aula; analisar, descrevendo, a observação e intervenção realizada durante o Estágio Supervisionado; refletir sobre a importância da Educação de Jovens e Adultos na atualidade. Ficando claro que estes desafios os diversos, mas que a classe baixa depende da modalidade de ensino, pois enxergam nela a esperança de melhoria de vida. Esta realidade existe desde sua criação e vem perpetuando até os dias atuais. O que reforça a necessidade de políticas públicas atuantes para uma Educação de Jovens e Adultos de qualidade, o qual possibilitará transformações nas vidas dessas pessoas, assim como uma sociedade menos opressora que atualmente ignora a existência das comunidades com moradores carentes e desassistidos.
Abstract: The present work with the title "The Education of Youth and Adults and their challenges in the current world: the eyes of a teacher" had in its approach, a study of qualitative origin, as well as a case study. A questionnaire was designed to be used as a research tool and to achieve a better investigation on the subject. The instrument was applied in a municipal school belonging to the municipality of João Pessoa, in the State of Paraíba. Its development was in two parts: first, information from the participating teacher and data about the students. After these data, it contains the open questions about your pedagogical practice in this modality. Based on the information collected, we proceeded to carry out an analysis and discussion of the results, which led to the conclusion that the challenges encountered by teachers of Youth and Adult Education are related to the lack of investment by the State in the modality , as well as the precarious living conditions of students. Here the general objective was to understand the challenges faced by teachers of youth and adults in today's world. The specific objectives were to investigate the challenges encountered by teachers who work in Youth and Adult Education in the classroom; analyze, describing, the observation and intervention performed during the Supervised Internship; reflect on the importance of Youth and Adult Education today. It is clear that these challenges are diverse, but that the lower class depends on the type of education, as they see in it the hope of improving their lives. This reality has existed since its creation and has been perpetuating to the present day. This reinforces the need for active public policies for a quality Youth and Adult Education, which will enable transformations in the lives of these people, as well as a less oppressive society that currently ignores the existence of communities with needy and underserved residents.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Prática docente
Sala de aula - desafios
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17932
Data do documento: 12-Ago-2020
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RVPO21082020.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons