Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17947
Tipo: | TCC |
Título: | A inclusão do aluno autista em uma escola da rede estadual de ensino de João Pessoa |
Autor(es): | Meireles, Larissa Sousa Henrique de |
Primeiro Orientador: | Ramos, Isolda Ayres Viana |
Resumo: | O presente trabalho intitulado “A inclusão do aluno autista em uma escola da rede estadual de ensino de João Pessoa” tem como objeto de estudo a inclusão e a prática educativa com uma criança com autismo. O objetivo geral do trabalho foi investigar a inclusão do aluno autista em uma escola da rede pública estadual de ensino de João Pessoa. Optou-se por uma sala de aula do 2º ano do Ensino Fundamental, com um aluno autista matriculado na escola onde foi realizada a atividade de estágio supervisionado. Para tanto, foram realizados um levantamento de material bibliográfico e digital, e a pesquisa de campo. Esta última ocorreu na Escola Estadual de Ensino Fundamental Antônio Pessoa, tendo por sujeitos: a professora da sala e o estudante com autismo. Durante a pesquisa de campo, foram utilizados os instrumentos de observação e questionário. O primeiro, foi para levantar os dados relativos ao cotidiano da sala de aula, e o segundo aplicado à professora da turma, cujo foco foi conhecer seus conhecimentos acerca do autismo, das metodologias e práticas pedagógicas que podem favorecer a inclusão do aluno no ambiente e na rotina escolar. Quanto aos resultados, revelaram que apesar de ter conhecimentos acerca do autismo e utilizar práticas pedagógicas inclusivas, sua formação docente não lhe preparou devidamente para esta situação, e que essa falha reflete na inclusão do aluno com autismo na rede regular de ensino. Além disso, outro aspecto a ser considerado diz respeito à presença dos cuidadores, cujas formações precisam ser compatíveis com a responsabilidade que assumem. Conclui-se, portanto, que apesar de alguns avanços a respeito da garantia de acesso dessas crianças a educação no ensino regular, ainda é preciso maiores investimentos na qualificação e formação continuada das professoras e dos cuidadores. |
Abstract: | The present work entitled “The inclusion of the autistic student in a state school in João Pessoa” has as its object of study the inclusion and educational practice with a child with autism. The general objective of the work was to investigate the inclusion of the autistic student in a public school in the state of João Pessoa. We opted for a 2nd year elementary school classroom, with an autistic student enrolled in the school where the supervised internship activity was carried out. To this end, a survey of bibliographic and digital material and field research were carried out. The latter took place at the Antônio Pessoa State Elementary School, with subjects: the classroom teacher and the student with autism. During the field research, the instruments of observation and questionnaire were used. The first was to collect data related to the classroom's daily life, and the second applied to the class teacher, whose focus was to learn about her knowledge about autism, the methodologies and pedagogical practices that can favor the inclusion of the student in the environment and in the school routine. As for the results, they revealed that despite having knowledge about autism and using inclusive pedagogical practices, their teacher training did not adequately prepare them for this situation, and that this failure reflects the inclusion of students with autism in the regular school system. In addition, another aspect to be considered concerns the presence of caregivers, whose training needs to be compatible with the responsibility they assume. It is concluded, therefore, that despite some advances regarding the guarantee of access of these children to education in regular education, there is still a need for greater investments in the qualification and continuous training of teachers and caregivers. |
Palavras-chave: | Autismo Inclusão Educação |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17947 |
Data do documento: | 10-Ago-2020 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LSHM25082020.pdf | 680,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons