Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17948
Tipo: TCC
Título: Literatura afro-brasileira: uma análise afrocentrada no conto minha mãe é preta sim!
Autor(es): Alves, Ewerton
Primeiro Orientador: Wanderley, Alba Cleide Calado
Resumo: Este trabalho teve como objetivo compreender a representação dos negros nos contos infantis afro-brasileiros, procurando analisar como a afrocentricidade pode ser percebida nas narrativas voltadas para crianças. Para tanto, foram escolhidas duas categorias de análise sendo elas: o interesse pela localização psicológica e o compromisso com a nova narrativa da história da África. Tais categorias são pertinentes ao objetivo do estudo porque conseguem dar conta da percepção em torno da forma como a narrativa favorece o desenvolvimento de visões afrocêntricas, permitindo assim um diálogo entre passado e presente. A obra escolhida foi o livro: Minha mãe é negra sim! Da escritora Patrícia Santana (2008), tal escolha se deu por ser uma narrativa com aspectos que ampliam o sentido de afrocentricidade trazendo também uma discussão pertinente em torno do racismo. O trabalho recebeu contribuições teóricas das abordagens afrocêntricas presentes em estudos de Asante(2009); Fanon (2008); Nogueira (2010); Finch (2009). Metodologicamente, é uma investigação de natureza exploratória e bibliográfica através da abordagem qualitativa, considerando a literatura infantil afro-brasileira como uma estratégia essencial para a consolidação do pensamento afrocêntrico. Considerou-se que o estudo da literatura afro-brasileira foi um importante espaço de ressignificação social na medida em que ajuda a entender o processo histórico social do negro no Brasil. Tal aspecto se amplifica quando se trata de seus usos na Educação Infantil, apresentando às crianças uma outra visão histórica a partir da diáspora, reforçando assim as bases para o pensamento afrocêntrico. Nesse sentido, a análise da obra pode apontar para o entendimento de que o uso dessa literatura infantil afro-brasileira congrega variados espaços de discussão afrocêntrica garantindo meios de ressignificação social dos sujeitos negros.
Abstract: This work aims to understand the representation of blacks in African-Brazilian children's stories, seeking to analyze how Afrocentricity can be perceived in narratives aimed at children. To this end, two categories of analysis were chosen: interest in psychological location and commitment to the new narrative of African history. Such categories are relevant to the objective of the study because they manage to account for the perception of how the narrative favors the development of Afrocentric views, thus allowing a dialogue between the past and the present. The chosen work was the book My mother is black, yes! by the writer Patrícia Santana (2008), this choice was made because it is a narrative with aspects that expand the sense of Afrocentricity, also bringing a pertinent discussion around racism. The work receives theoretical contributions from the Afrocentric approaches present in studies by Asante (2009); Fanon (2008); Nogueira (2010); Finch (2009). Methodologically, it is an exploratory and bibliographic investigation through a qualitative approach, considering Afro-Brazilian children's literature as an essential strategy for the consolidation of Afrocentric thinking. It is considered that the study of Afro-Brazilian literature is an important space for social resignification in that it helps to understand the social historical process of blacks in Brazil. This aspect is amplified when it comes to its uses in Early Childhood Education, presenting children with another historical view from the diaspora, thus reinforcing the bases for Afrocentric thinking. In this sense, an analysis of the work can point to the understanding of the use of this varied Afro-Brazilian children's literature in the discussion spaces of Afrocentric groups that use methods of social redefinition of blacks.
Palavras-chave: Literatura infantil
Afro-brasileiro
Afrocebtricidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17948
Data do documento: 8-Ago-2020
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EA25082020.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons