Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17951
Tipo: TCC
Título: Role-Playing Game (RPG) na aprendizagem das quatro operações aritméticas: uma interlocução Winnicottiana
Autor(es): Leitão, Liendre Nascimento Pinto
Primeiro Orientador: Andrade, Fernando Cézar Bezerra de
Resumo: Esta pesquisa apresenta como tema central o estudo das contribuições do Role-Playing Game – RPG – na aprendizagem das quatro operações matemáticas e tem como objetivo introduzir uma interlocução entre o potencial de aprendizagem matemática por esse jogo e a teoria winnicottiana sobre a afetividade na relação docente-discente, o amadurecimento emocional e o espaço potencial. Quanto à metodologia, trata-se uma investigação do tipo descritivobibliográfica e interpretativa, indicando a adoção de método qualitativo. Foram estudados artigos em periódicos e livros, bem como teses e documentos direcionados ao ensino da Matemática, à aprendizagem das quatro operações, às dificuldades de aprendizagem associadas à Matemática e ao jogo RPG, recorrendo a categorias como “afetividade”, “amadurecimento emocional” e “espaço potencial” para interpretá-las. O trabalho organiza-se inicialmente pelo estudo do ensino de Matemática em geral e, mais especificamente, na primeira fase do Ensino Fundamental, com suas respectivas dificuldades de aprendizagem. Na segunda parte, conceituamos e descrevemos o RPG, apontando sua importância dentro da educação Matemática. Depois, são apresentadas as contribuições da teoria psicanalítica nos processos educacionais e os conceitos winnicottianos com que o RPG, em suas características gerais e na modalidade presencial, favorece a aprendizagem das quatro operações matemáticas, por ser uma experiência motivadora, lúdica, criativa e, assim, favorecedora do reconhecimento, sem lacunas ou inibições, dos fundamentos que sustentam a lógica da adição, subtração, multiplicação e divisão. As considerações finais sintetizam o percurso das reflexões empreendidas durante a pesquisa e destacam a importância didática e psíquica de recorrer-se a jogos e, em especial, ao RPG como estratégias de aprendizagem da Matemática.
Abstract: This research presents as a central theme the study of contributions from Role-Playing Games - RPG - in the learning of the four mathematical operations and aims to introduce a dialogue between the potential of mathematical learning from this game and the Winnicottian theory about affectivity in teacher-student relationships, emotional maturity and space potential. As for the methodology, this is a descriptive-bibliographic and interpretative investigation, indicating the adoption of a qualitative method. Articles in journals and books were studied, as well as theses and documents aimed in teaching of mathematics, the learning of the four operations and the learning difficulties associated with mathematics and na RPG game, using categories such as "affectivity", "emotional maturation" and “space potential” to interpret them. The work is organized by the study of mathematics teaching in general and, more specifically, the first phase of elementary school and its learning difficulties. In the second part, we conceptualize and describe RPG games, showing the importance within mathematical education. After that, the contributions from the psychoanalytic theory are presented in the educational processes and Winnicottian concepts with which the RPG, in its general characteristics and in its face-to-face modality, favors the learning of the four mathematical operations for being a motivating, ludic, and creative experience, and thus, favoring the recognition, without gaps or inhibitions of the fundamentals that support the logic behind addition, subtraction, multiplication and division. The final considerations synthesize the path of reflections undertaken during the research and highlight the didactic and psychic importance of resorting to games and, in particular to RPG games as a way of learning mathematics.
Palavras-chave: Matemática - ensino
Quatro operações
Ensino fundamental
Role-Playing Game
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17951
Data do documento: 13-Ago-2020
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LNPL25082020.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons