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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17953
Tipo: | TCC |
Título: | Reflexos da feminização do magistério na contemporaneidade: a ausência de docentes do gênero masculino na educação infantil da rede municipal de educação de João Pessoa-PB |
Autor(es): | Figueirêdo, Tatianne Alves de |
Primeiro Orientador: | Ferreira, Ana Paula Romão de Souza |
Resumo: | A Educação Infantil (EI) se configurou historicamente como um espaço feminino no qual a figura masculina foi rejeitada no ambiente escolar. Visto que esse lugar foi marcado pelas relações de gênero, já que, essas ao longo dos tempos demarcaram campos distintos de atuação dos professores e das professoras. O trabalho discutido teve como objetivo geral compreender as razões da predominância do gênero feminino na Educação Infantil e as causas da ausência do gênero masculino nesse nível de ensino. E, como objetivos específicos: Discutir o processo histórico da feminização do magistério no Brasil; Entender as relações de gênero no espaço escolar, principalmente nos campos de atuação profissional do magistério na Educação Infantil; E, por fim, analisar os fatores da ausência do gênero masculino nesse nível de ensino. Para tanto esta pesquisa seguiu a abordagem qualitativa com ênfase em estudo de caso – realizado em um CREI da cidade de João Pessoa com 6 sujeitos entrevistados – utilizamos como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e de campo, bem como, entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados, além de utilizarmos a análise do conteúdo temática-categorial como técnica de análise dos dados. Os resultados apontam que no espaço escolar do CREI e no campo de atuação no Magistério em Educação Infantil está permeado de aspectos históricos, culturais e sociais a respeito do homem nesse nível de ensino, colaborando com a mentalidade construída nos discursos educacionais sobre a docência ser exclusivamente feminina, assim, tornou-se o não-lugar do homem na Educação Infantil. |
Abstract: | Early Childhood Education (CE) has historically been configured as a female space in which the male figure was rejected in the school environment. Since this place was marked by gender relations, since, over time, these have marked different fields of activity for male and female teachers. The work discussed had the general objective of understanding the reasons for the predominance of the female gender in Early Childhood Education and the causes of the absence of the male gender at this level of education. And, as specific objectives: Discuss the historical process of feminization of teaching in Brazil; Understanding gender relations in the school space, especially in the fields of professional practice for teaching in Early Childhood Education; And, finally, to analyze the factors of the absence of the masculine gender in this level of education. For this purpose, this research followed the qualitative approach with emphasis on a case study - carried out in a CREI in the city of João Pessoa - we used bibliographic and field research as methodological procedures, as well as semistructured interviews as a data collection instrument, in addition to we use thematiccategorical content analysis as a data analysis technique. The results show that in the CREI school space and in the field of work in the Teaching of Early Childhood Education, it is permeated with historical, cultural and social aspects regarding men at this level of education, collaborating with the mentality built in educational discourses about teaching being exclusively thus, it became the non-place of men in Early Childhood Education. |
Palavras-chave: | Educação infantil Magistério - feminização Gênero Masculinidade |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17953 |
Data do documento: | 11-Ago-2020 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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