Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17956| Tipo: | TCC |
| Título: | A produção científica sobre educação infantil no curso de Pedagogia presencial campus I da UFPB |
| Autor(es): | Santos, Nathalya da Silva |
| Primeiro Orientador: | Silva, Francisca Jocineide da Costa e |
| Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições que a produção cientifica do curso de Pedagogia está possibilitando para a etapa da educação infantil. Para tanto, foi realizado um levantamento nos Trabalhos de Conclusão do Curso (TCC) do curso de Pedagogia presencial Campus I da UFPB que tiveram como campo de estudo a educação infantil e que foram apresentados entre os anos de 2014 a 2018. O referencial teórico apresenta os documentos norteadores da concepção de infância e criança em sua dimensão histórica, a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (1996), Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil (2009) e a Base Nacional Comum Curricular (2017). A pesquisa se caracteriza como bibliográfica, e teve como metodologia de análise dos dados a Análise de Conteúdo (BARDIN 2011), que foram analisados por meio das categorias: Brincadeiras, Interações, Afetividade, Professor(a) da Educação Infantil, Políticas Educacionais, Diversidade Cultural, Música e Didática. Foi analisado também os temas de pesquisas, os objetivos, as metodologias aplicadas aos referenciais teóricos e se apresentaram algumas proposições para o trabalho na educação infantil. Como resultado, foi observado que os trabalhos possuíam grande importância, pois a temática tinha o propósito de desenvolver habilidades necessárias para essa fase. |
| Abstract: | This work aims to analyze the contributions that the scientific production of the Pedagogy Course is making possible for the early childhood education stage. For this purpose, a survey was carried out in the Course Conclusion Works – TCC (Undergraduate Theses) of the Campus I Pedagogy In-person Course at UFPB (Federal University of Paraíba), whose field of study was early childhood education and that were presented from 2014 to 2018. The theoretical frame of reference presents the concept of childhood and child in its historical dimension, the Law of Directives and Bases of National Education (1996), Curricular Directives for Early Childhood Education (2009), and the Common Curricular National Base (2017). The research is characterized as bibliographic, and the methodology used to the data analysis was Content Analysis (BARDIN 2011), which were analyzed through the categories: Play, Interactions, Affection, Early ChildhoodTeacher, Educational Policies, Cultural Diversity, Music and Didactics. Research topics, objectives, methodologies applied to the theoretical frame of referencewere also analyzed and some proposals for work in early childhood education were presented. As a result, it was observed that the undergraduate theses were of great importance,since the theme aimed to develop the necessary skills for this stage. |
| Palavras-chave: | Produção científica Pedagogia Educação infantil |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17956 |
| Data do documento: | 7-Ago-2020 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| NSS27082020.pdf | 902,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
