Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17962
Tipo: TCC
Título: Concepção de professores do ensino fundamental sobre indisciplina escolar: um olhar de compreensão como ponto de partida
Autor(es): Lins, Renata Letícia dos Santos
Primeiro Orientador: Chaves, Célia Maria Cruz Marques
Resumo: O objetivo geral do presente trabalho é verificar a concepção do conceito e da ação mediadora de professores do ensino fundamental a respeito da indisciplina escolar. A fim de atingir tal objetivo, contou-se com a participação de 08 professores do ensino fundamental, de ambos os sexos, que exercem suas funções em instituições públicas e privadas, inclusive formados em cursos distintos, como: pedagogia, psicopedagogia, geografia e história. Os entrevistados apresentaram também idade e tempo de serviço bastante diversificados. Para a coleta dos dados, utilizou-se um roteiro de entrevista estruturado, contendo 07 questões sobre a temática abordada, além do questionário biosociodemográfico a fim de caracterizar a amostra. A fim de que fossem informados a respeito dos objetivos da pesquisa e autorizassem sua participação e publicação posterior dos dados coletados, os professores assinaram o Termo de Consentimento Livre Esclarecido (TCLE), respeitando as Resoluções nº 466/2012 (BRASIL, 2012) e 510/2016 (BRASIL, 2016) do Conselho Nacional de Saúde, que trata da pesquisa com seres humanos. As entrevistas foram realizadas individualmente, sendo obtido consentimento para gravação das respostas a cada questão. Os professores foram abordados na instituição em que trabalham e aplicação durou em média 20 minutos. Para analisar as respostas dos professores nas entrevistas utilizou-se a técnica da análise de conteúdo de Bardin (2011). As respostas foram organizadas, a partir dos objetivos da pesquisa, em três categorias gerais: 1) Concepção sobre indisciplina escolar; 2) Fatores relacionados a indisciplina; 3) Estratégias de mediação do professor frente a indisciplina escolar. No tocante a primeira categoria, na concepção dos professores, a indisciplina escolar refere-se a quebra de regras institucionais por parte dos alunos, observada em atitudes comportamentais inadequadas que atrapalham o processo pedagógico e de aprendizagem. Tais situações podem está relacionadas a diferentes fatores: familiares; de estrutura e organização escolar (aulas não atrativas, relacionamento entre professor e aluno, por exemplo); características pessoais dos alunos (Categoria II). Por fim, a respeito das estratégias de mediação frente a indisciplina escolar (Categoria III), metade dos participantes declararam já ter desenvolvido algum projeto escolar visando a prevenção da indisciplina além de atuar visando o diálogo, estratégias de incentivo e motivação como ferramentas para compreender os possíveis motivos que desencadeiam a indisciplina como também para auxiliar os alunos a abandonarem tais práticas. Esses resultados, relacionam-se a outros observados na literatura especializada e diante deles, pode ser relevante observar em estudos futuros em que medida o papel da gestão escolar, da estrutura, organização e planejamento das aulas e da dinâmica da relação professor-aluno e aluno-aluno podem está relacionados a presença da indisciplina no contexto escolar.
Abstract: The general objective of the present work is to verify the conception of the concept and the mediation action by teachers of elementary schools regarding school indiscipline. To attain such aim, we counted with the participation of eight teachers of elenentary teaching, like pedagogy, psychopedagogy, geography, and history. The interviewed professionals presented also age and time of service quite diversified. For the data gathering it was used a model of structured script with seven questions about the theme, besides the biosociodemographic questrionary , in order to characterize the sample. To be informed about the objectives of the research and give pedrmission for its publication, the professionals involved signed a Term of Clear Free Consent (TCFC), respecting the Resolutions nº 466/2012 (BRAZIL, 2012) and 510/2016 (BRAZIL, 2016) by the Health National Council, that deals with researchs about human beings. The interviews were done separately, and the recording of the answers was duely allowed by the paricipants. The teachers were questioned in their reespective institutions and the sessions lasted about 20 minutes each.. The technique of content analysis by Bardin (2011) was emplyed in the interpretation of the terachers´ answers, These answers were organized up from the objectives of the research, in three general categories: 1) Conception about school discipline; 2) Factors related to indiscipline; 3) Strategies of the teacher´s mediation facing cases of school indiscipline. In what concerns the first cathegory, according tho the teachers´view, school indiscipline refer to the breaking of institutional rules by the students , verified in inadequate behavioral attitudes that disturb the pedagogic and learning processes. Such situations may be related to diferent factors: familiaries; of school structure and organization; (non attractive classes, relationship between teacher and student, for example); students´ personal characteristics (Cathegory II). Finally, with respect to strategies of mediation facing school indiscipline (Cathegory III), a half of the participants declared to have already developed some school Project aiming at the prevention of indiscipline, besides acting envisioning a dialogue, strategies of incentive and motivation as tools for the understanding the possible motives that initiate indiscipline and to help students to quit such practices as well. These results relate to others observed in the specialized literature and looking at them one can observe in future studies in what measure the role os school management, structure, planning and organization of classes and of the dynamics of relationship teacher/student and student/student may be related to the presence of indiscipline in the scholar context.
Palavras-chave: Indisciplina escolar
Professor
Ensino fundamental
Mediação pedagógica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17962
Data do documento: 10-Ago-2020
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RLSL28082020.pdf546,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons