Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17965
Tipo: TCC
Título: Inclusão de alunos especiais no ensino: refletindo sobre as possibilidades e desafios do cotidiano
Autor(es): Nascimento, Jucilene dos Anjos
Primeiro Orientador: Seabra, Magno Alexon Bezerra
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo principal analisar como ocorre a inclusão de alunos especiais no sistema de ensino, refletindo sobre as possibilidades e desafios cotidianos da sala de aula, tendo como pretensão promover uma sensibilização e reflexão para os profissionais que trabalham na Educação Básica, pois na contemporaneidade, a inclusão escolar é considerada uma política pública de educação fundamental para a construção de uma sociedade mais democrática, menos seletiva e menos preconceituosa. Como metodologia de pesquisa adotou-se dois procedimentos distintos, porém, interligados cientificamente. No primeiro momento realizou-se uma pesquisa bibliográfica de caráter descritiva, a qual foi composta pela análise de obras que abordam a inclusão tais como: Aranha (2004), Cruz (2009), Fernandes (2003), Glat (2007), Mantoan (2005), Mazzotta (2005), Melo, Santos e Reis (2012), Rosa et al., (2003), Rosa (2009), Sassaki (2005), dentre outros, seguida de uma busca de informações no banco de dados do Ministério da Educação acerca das políticas de inclusão do aluno com necessidade educativa especial. No segundo momento realizou-se um estudo de campo com educadores de uma escola da rede pública de ensino do município de Jacumã. A revisão teórica forneceu-nos a compreensão que a inclusão escolar tem mostrado avanços significativos, proporcionando que o deficiente possa e exercer seu direito à educação em grau de igualdade aos indivíduos que não apresentam deficiência. Por sua vez, a pesquisa de campo evidenciou que os educadores enfrentam dificuldades para lidar com o sujeito especial, e simultaneamente, mostrou também que os sujeitos pesquisados já entendem que todo indivíduo com deficiência deve estar incluído na sala regular de ensino, ser bem atendido, além disso, os sujeitos pesquisados reconhecem que precisam melhorar sua formação acadêmica para se tornarem capazes de prover o apoio integral ao aluno com deficiência. Tratando-se especificamente do/a educador/a, entendeu-se que este/a profissional como mediador do processo ensino-aprendizagem, é o principal agente que deve propor mudanças no espaço educativo ao desenvolver um trabalho pedagógico que seja realmente efetivo na aceitação da diferença em salas de aula.
Abstract: This inquiry had like analysing main objective as it takes place to inclusion of special pupils in the teaching system, thinking about the means and daily challenges of the classroom, having as claim promotes a sensibilização and reflection for the professionals who work in the Basic Education, since in the contemporaneousness, the school inclusion is considered a public politics of basic education for the most democratic construction of a society, less selective and less prewitty. Since inquiry methodology adopted two different proceedings, however, interconnected scientifically. In the first moment there happened a descriptive bibliographical inquiry, what of character was composed by the analysis of works that board the inclusion such as: Spider (2004), Cross (2009), Fernandes (2003), Glat (2007), Mantoan (2005), Mazzotta (2005), Is Made sticky by Me, Saints and Kings (2012), It renders rose-colored et al., (2003), Renders rose-colored (2009), Sassaki (2005), among others, followed of an informations search in the database of the Ministry of Education about the policies of inclusion of the pupil with special educative necessity. In the second moment a field study happened with educators of a school of the public net of teaching of the local authority of Jacumã. The theoretical revision supplied with us the understanding that the school inclusion has been showing significant advancements, providing that the deficient could and to practise his right to the education in degree of equality to the individuals who do not present deficiency. For his time, the field work showed up that the educators face difficulties to deal with the special subject, and simultaneously, showed also that the subjects investigated already understand that every individual with deficiency must be included in the regular teaching room, the investigated subjects were well attended, besides, they recognize what need to improve his academic formation to become able of the integral support to take care of a pupil with deficiency. Treating specifically the educator / to, it understood that this one / her professional as mediator of the process teaching-apprenticeship, is the main agent who must propose changes in the educative space while developing a pedagogic work that is really effective in the acceptance of the difference in classrooms.
Palavras-chave: Educação especial
Deficiência
Inclusão escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17965
Data do documento: 5-Dez-2019
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAN31082020.pdf771,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons