Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17970
Tipo: | TCC |
Título: | A utilização da TIC como ferramenta para o ensino |
Autor(es): | Leite, Maria Ivanara Machado de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Vasconcelos, Giuliana Cavalcante |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica realizada a partir, da consulta em sites da Internet, monografias, dissertação e teses, com a finalidade de compreender a importância da implantação da TIC no contexto educacional, bem como os desafios ocorridos nesse processo que interfere na formação pessoal da criança e, sobretudo no seu desempenho escolar. Destacando ainda os possíveis obstáculos encontrados por educadores do Ensino Fundamental no tocante a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC no processo ensinoaprendizagem. De tal modo, é necessário destacar a importância da da TIC no contexto educacional, contudo, os docentes estão preparados para lhe dar com métodos inovadores? Após as análises, constatou-se que a TIC é necessária e colabora de forma eficaz com a aprendizagem, além disso, percebeu-se a dificuldade que muitos educadores têm em mudar suas práticas convencionais. Por fim, vale destacar que muitas escolas se deparam com obstáculos que limitam a utilização dessas ferramentas. |
Abstract: | This article presents the results of a bibliographic research carried out from the consultation on Internet sites, monographs, dissertation and theses, in order to understand the importance of the implementation of ICT in the educational context, as well as the challenges in this process that interferes with the personal training of the child and, especially in their school performance. Also highlighting the possible obstacles encountered by elementary school educators regarding the use of Information and Communication Technologies – ICT in the teaching-learning process. In such a way, is it necessary to highlight the importance of ICT in the educational context, however, are teachers prepared to give it innovative methods? After the analyses, it was found that ICT is necessary and collaborates effectively with learning, in addition, it was noticed the difficulty that many educators have in changing their conventional practices. Finally, it is worth noting that many schools face obstacles that limit the use of these tools. |
Palavras-chave: | Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) Aprendizagem escolar Recursos tecnológicos |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17970 |
Data do documento: | 9-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MIMOL0192020.pdf | 686,78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons