Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17973
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFilgueiras, Luanna Maria Beserra-
dc.date.accessioned2020-09-01T15:21:28Z-
dc.date.available2020-08-01-
dc.date.available2020-09-01T15:21:28Z-
dc.date.issued2019-12-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17973-
dc.description.abstractConsidering the teaching role and the new teaching and learning systematizations in the mathematics discipline for early years, inherent in the insertion and contextualization of the new Common National and Curricular Base - BNCC, We understand the importance of developing systematic actions that are efficient in building and consolidating competencies and skills. Thus, this qualitative quali research brings reflections on the importance of a methodological proposal that has been developed in Brazilian schools for the early years that is the importance of mathematical games in the construction and consolidation of learning. To this end, we proceed to the study of its literature that brings essential conceptions to the construction of reflections about this so important line of study, At the same time, the research analyzes circumstances resulting from the application of a questioning in a municipality in the interior of Paraíba, which made it possible to confront theory and teaching practice. Thus, it is observed that the analyzes of teachers' conceptions, allied with the reflections measured in the literature, conform to the didactic and pedagogical importance of the applicability of games in mathematical learning, this allows us to conclude that this methodological proposal brings meaning to mathematical knowledge and promotes fundamental resignifications in the conclusion.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-09-01T15:21:28Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LMBF01092020.pdf: 616249 bytes, checksum: 8200f0003bff72625e794e9c79bc283c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-01T15:21:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LMBF01092020.pdf: 616249 bytes, checksum: 8200f0003bff72625e794e9c79bc283c (MD5) Previous issue date: 2019-12-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectJogos matemáticospt_BR
dc.subjectLúdico - matemáticapt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum e Curricularpt_BR
dc.titleA importância dos jogos como instrumento pedagógico na aprendizagem matemática: uma reflexão necessária nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Cláudia Maria de-
dc.description.resumoConsiderando o papel docente e as novas sistematizações de ensino e aprendizagem na disciplina de matemática para anos iniciais, inerentes a inserção e contextualização da nova Base Nacional Comum e Curricular - BNCC, compreendemos ser importante desenvolver ações sistematizadas que sejam eficientes na construção e consolidação de competências e habilidades. Dessa forma, esta pesquisa de cunho quali quantitativa, traz reflexões acerca da importância de uma proposta metodológica que vem sendo desenvolvidas nas escolas brasileiras para os anos iniciais que é a importância dos jogos matemáticos na construção e consolidação da aprendizagem. Para tanto, procede-se o estudo de sua literatura que traz concepções essenciais a construção de reflexões acerca dessa linha de estudo tão importante, ao mesmo tempo, a pesquisa realiza análises circunstanciais fruto da aplicação de um questionamento em um município no interior da Paraíba, o que possibilitou confrontar teoria e prática docente. Desse modo, observa-se que as análises das concepções dos professores aliados com as reflexões mensuradas na literatura apresentam conformidades quanto a importância didática e pedagógica da aplicabilidade dos jogos na aprendizagem matemática, o que nos permite concluir que essa proposta metodológica traz significado ao conhecimento matemático e promove ressignificações fundamentais na conclusão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LMBF01092020.pdf601,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons