Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17978
Tipo: TCC
Título: A relação família e escola na educação infantil: reflexões sobre a percepção de pais e educadoras no município de Várzea-PB
Autor(es): Araújo, Lucélia Medeiros da Costa
Primeiro Orientador: Lima, Idelsuite de Sousa
Resumo: A relação família e escola constitui-se como algo imprescindível ao desenvolvimento da criança, em especial, na etapa da educação infantil. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a concepção de pais e educadoras sobre a relação família e escola na educação infantil do município de Várzea-PB, buscando captar a percepção de educadoras e pais sobre a parceria família e escola, como também identificar estratégias usadas pela escola para melhorar a relação família e escola. Quanto aos procedimentos metodológicos trata-se de uma pesquisa de campo do tipo qualitativa. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados dois questionários específicos, um direcionado às educadoras e o outro direcionado aos pais, cada um composto por dez questões. Os sujeitos da pesquisa foram oito educadoras e dez pais. Os estudos de Carvalho (2018), Dessen; Polonia (2007), Redding (2002), Lima (2017), Moreira; Silva (2015), Castro; Regattieri (2009), Netzel (2016) dentre outros, fundamentaram o trabalho. Os resultados da pesquisa mostraram que a visão das educadoras sobre a relação família e escola, ainda que demonstre uma relação de confiança e troca de experiências é muito direcionada em dá ênfase ao trabalho da escola, sem considerar muito a participação da família, mesmo afirmando a importância dessa parceria. As estratégias usadas pela escola se resumem em reuniões, eventos, projetos, festas em datas comemorativas e a comunicação através dos grupos de whatsapp. No que se refere à percepção dos pais os resultados mostraram que os pais são bem presentes na vida escolar dos filhos, participantes de reuniões, projetos e eventos desenvolvidos na instituição. Quanto aos incentivos que os pais dão aos filhos, a pesquisa mostrou que todos os pais de alguma maneira incentiva seus filhos, mesmo aqueles que não são tão presentes, por questões de trabalho, ainda sim, acompanham como pode e tem contribuído junto à escola no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança. No entanto, pela insatisfação por parte de alguns pais, apesar da instituição promover alguns eventos, estes ainda são pouco suficientes, para que a relação família e escola seja, de fato, efetiva. Assim, os resultados da pesquisa indicaram que a participação da família na escola ainda é bem limitada, percebido por falta de abertura por parte da escola de ter um maior envolvimento com as famílias, através de diálogo e planejamento participativo.
Abstract: The relationship between family and school is essential for the development of children, especially in the stage of early childhood education. This research had as a general objective to analyze the conception of parents and educators about the family and school relationship in early childhood education in the municipality of Várzea-PB, seeking to capture the perception of educators and parents about the family and school partnership, as well as identify strategies used by the school to improve the family and school relationship. As for the methodological procedures, this is a qualitative field research. It was used as data collection instrument two specific questionnaires, one directed to educators and the other directed to parents, each composed of ten questions. The research subjects were eight educators and ten parents. The studies of Carvalho (2018), Dessen; Polonia (2007), Redding (2002), Lima (2017), Moreira; Silva (2015), Castro; Regattieri (2009), Netzel (2016) among others, substantiated the work..The results of the research showed that the students' view of the family and school relationship, although demonstrating a relationship of trust and exchange of experiences is very directed in emphasis on the work of the school, without considering much the participation of the family, even stating the importance of this partnership. The strategies used by the school boil down to meetings, events, projects, parties on commemorative dates and communication through whatsapp groups. Regarding the perception of parents, the results showed that parents are well present in their children's school life, participants in meetings, projects and events developed in the institution. As for the incentives that parents give their children, research has shown that all parents somehow encourage their children, even those who are not so present, for work reasons, yet follow as they can and have contributed to the school in the child development and learning process. However, due to dissatisfaction on the part of some parents, although the institution promotes some events, these are still insufficient, so that the family and school relationship is, in fact, effective. Thus, the results of the research indicated that the participation of the family in the school is still very limited, perceived by lack of openness on the part of the school to have greater involvement with families, through dialogue and participatory planning.
Palavras-chave: Família - escola
Educação infantil
Professor - aluno
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17978
Data do documento: 2-Dez-2019
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LMCA02092020.pdf867,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons