Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17988
Tipo: TCC
Título: A EDUCAÇÃO POPULAR NA PÓS-GRADUAÇÃO DO RIO GRANDE DO NORTE: Serviço Social e Educação (1980-2019)
Autor(es): SILVA, MONICK PAULA FREITAS DA
Primeiro Orientador: Machado, Aline Maria Batista
Resumo: O interesse em realizar um estudo a respeito da relação entre Educação Popular e Serviço Social advém da participação no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Popular, Serviço Social e Movimentos Sociais – GEPEDUPSS, o qual desenvolve um estudo sobre essa temática em todo território brasileiro, o que incentivou a produção deste trabalho, que teve como objetivo realizar um estudo acerca da produção acadêmica sobre educação popular nas pós-graduações públicas de Serviço Social e Educação no estado do Rio Grande do Norte entre os anos de 1980 e 2019. Para tanto, realizamos um estudo do tipo “estado da arte”, que consistiu no levantamento das dissertações e teses do estado do Rio Grande do Norte nas áreas de Serviço Social e Educação entre o período de 1980 e 2019. Em termos de metodologia a pesquisa realizada foi de tipo exploratório e bibliográfico com uma abordagem quali-quantitativa, ancorada no referencial teórico-crítico do materialismo histórico-dialético, por entendermos que este referencial viabiliza a compreensão dos processos sociais numa perspectiva crítica e de totalidade, indo além do seu aspecto imediato. Para a coleta dos dados referentes aos anos de 1980 foi necessária a pesquisa in loco na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, onde consultamos o acervo físico da Biblioteca Setorial Moacyr de Goés – BS-CE e da Biblioteca Central Zila Mamede – BCZM; no que se refere às décadas de 1990 e 2000 utilizamos como fonte de pesquisa o Trabalho de Conclusão de Curso de Kiss (2013) e para o período que compete aos anos entre 2011 e 2019 utilizamos o portal da Biblioteca Digital Brasileira de teses e dissertações – BDTD, o banco de teses do portal da CAPES, bem como, pesquisas em bibliotecas virtuais e sites das pós-graduações em questão. Como resultado, o estudo possibilitou a localização de 27 produções na área da Educação e nenhuma da área de Serviço Social. Das 27 produções, a maioria foi publicada a partir de 2010, com o predomínio de autoras do gênero feminino e em nível de mestrado. Destacamos, também, o caráter crítico no referencial teórico-metodológico das produções, visto que a Educação Popular se constitui em um paradigma crítico que estimula a luta pela emancipação humana por meio da desmistificação dos aparelhos reprodutores do capital.
Abstract: O interesse em realizar um estudo a respeito da relação entre Educação Popular e Serviço Social advém da participação no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Popular, Serviço Social e Movimentos Sociais – GEPEDUPSS, o qual desenvolve um estudo sobre essa temática em todo território brasileiro, o que incentivou a produção deste trabalho, que teve como objetivo realizar um estudo acerca da produção acadêmica sobre educação popular nas pós-graduações públicas de Serviço Social e Educação no estado do Rio Grande do Norte entre os anos de 1980 e 2019. Para tanto, realizamos um estudo do tipo “estado da arte”, que consistiu no levantamento das dissertações e teses do estado do Rio Grande do Norte nas áreas de Serviço Social e Educação entre o período de 1980 e 2019. Em termos de metodologia a pesquisa realizada foi de tipo exploratório e bibliográfico com uma abordagem quali-quantitativa, ancorada no referencial teórico-crítico do materialismo histórico-dialético, por entendermos que este referencial viabiliza a compreensão dos processos sociais numa perspectiva crítica e de totalidade, indo além do seu aspecto imediato. Para a coleta dos dados referentes aos anos de 1980 foi necessária a pesquisa in loco na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, onde consultamos o acervo físico da Biblioteca Setorial Moacyr de Goés – BS-CE e da Biblioteca Central Zila Mamede – BCZM; no que se refere às décadas de 1990 e 2000 utilizamos como fonte de pesquisa o Trabalho de Conclusão de Curso de Kiss (2013) e para o período que compete aos anos entre 2011 e 2019 utilizamos o portal da Biblioteca Digital Brasileira de teses e dissertações – BDTD, o banco de teses do portal da CAPES, bem como, pesquisas em bibliotecas virtuais e sites das pós-graduações em questão. Como resultado, o estudo possibilitou a localização de 27 produções na área da Educação e nenhuma da área de Serviço Social. Das 27 produções, a maioria foi publicada a partir de 2010, com o predomínio de autoras do gênero feminino e em nível de mestrado. Destacamos, também, o caráter crítico no referencial teórico-metodológico das produções, visto que a Educação Popular se constitui em um paradigma crítico que estimula a luta pela emancipação humana por meio da desmistificação dos aparelhos reprodutores do capital.
Palavras-chave: Educação popular. Pós-Graduação. Serviço Social.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Serviço Social
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17988
Data do documento: 14-Ago-2020
Aparece nas coleções:TCC - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_MONICK PAULA FREITAS DA SILVA.pdf893,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.