Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17996
Tipo: TCC
Título: Nível de conhecimento na área de contabilidade pública: um estudo realizado com alunos do curso de Ciências Contábeis na Universidade Federal da Paraíba
Autor(es): Monteiro, Luzamara Souto
Primeiro Orientador: Araújo, Valdineide dos Santos
Resumo: Este trabalho teve como objetivo identificar o nível de conhecimento dos alunos, adquiridos durante o curso de graduação em Ciências Contábeis da UFPB em relação a área de Contabilidade Pública. Para tanto foi realizada uma breve abordagem sobre os assuntos com maior relevância na disciplina de Contabilidade Pública, tais como as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público; Plano de Contas Aplicado ao Setor Público; Receitas e Despesas do Setor Público; Depreciação de Bens Públicos e ainda sobre o Exame de Suficiência do Conselho da Classe Contábil. Os dados da pesquisa foram coletados mediante aplicação de questionário de forma virtual contendo 15 perguntas objetivas, foram obtidas respostas de uma amostra de 71 alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba. Os resultados mostraram que a grande maioria dos pesquisados consideram a Contabilidade Pública como parte relevante e fundamental no ensino. E que os conhecimentos adquiridos na academia são suficientes para responderem as questões do exame de suficiência.
Abstract: This work aimed to identify the level of knowledge of students, acquired during the undergraduate course in Accounting Sciences at UFPB in relation to the area of Public Accounting. For this purpose, a brief approach is made on the most relevant subjects in the discipline of Public Accounting, such as the Brazilian Accounting Standards Applied to the Public Sector; Chart of Accounts Applied to the Public Sector; Public Sector Income and Expenses; Depreciation of Public Goods and also on the Examination of Sufficiency of the Accounting Class Council. The research data were collected by applying a virtual questionnaire containing 15 objective questions, answers were obtained from a sample of 71 students from the Accounting Sciences course at the Federal University of Paraíba. The results showed that the vast majority of respondents consider Public Accounting as a relevant and fundamental part of teaching. And that the knowledge acquired in the academy is sufficient to answer the exam questions.
Palavras-chave: Contabilidade Pública
Ciências Contábeis
Conhecimentos
Exames de suficiência
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17996
Data do documento: 23-Jul-2020
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LSM03092020.pdf535,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.