Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17999
Tipo: TCC
Título: Projeto Vagalumes João Pessoa: o relacionamento através do conteúdo gerado pelo Instagram
Título(s) alternativo(s): Vagalumes João Pessoa Project: the relationship through the content generated by Instagram
Autor(es): Marinho, Filipe Alexandre
Primeiro Orientador: Colpo, Caroline Delevati
Resumo: A presente monografia busca entender como o conteúdo gerado no Instagram do projeto Vagalumes João Pessoa gera relacionamento com o público. Os objetivos específicos estabelecidos foram: analisar qual modalidade de conteúdo tem um maior potencial de gerar relacionamento e demonstrar quais os tipos de reações dos públicos diante dos conteúdos compartilhados. Foram analisados os conteúdos do Instagram com base em cinco modalidades: vídeos, imagens informativas, fotos individuais, sequência de fotos e stories. Utilizou-se os dados estatísticos provenientes do próprio Instagram para geração de tabelas e gráficos de análise, sendo considerado também o conhecimento teórico descrito nesse estudo. O referencial teórico do presente trabalho aborda o surgimento do terceiro setor no mundo e no Brasil, além de relatar a sua importância para a sociedade. Foi abordado também temas como marketing, marketing digital, marketing de conteúdo e comunicação. Para esta pesquisa a metodologia adotada foi de abordagem exploratória e qualitativa e seus resultados demonstram preferências e identificações do público em relação a forma com que o conteúdo é transmitido e ao conteúdo publicado. Através desse estudo, foi possível perceber que a modalidade de postagens em sequência tem um potencial maior em relação as demais analisadas para gerar relacionamento, e o conteúdo que tem uma maior geração de relacionamento é o que mostra o projeto em movimento.
Abstract: This study discusses how the content created by the project Vagalumes João Pessoa connects with its audience, in terms of how it is transmitted. For this analysis, statistical data was taken from the project Instagram profile and used to generate charts, considering also the theoretical knowledge described in this study. The theoretical framework of this work addresses the emergence of the third sector throughout the world and in Brazil, and describes its significance to society, addressing also topics such as marketing, digital marketing, content marketing, and communication. The purpose of this study is to analyze how the content is being transmitted and the performance of it. This research is a case study and uses qualitative research for its methodology. The outcomes of this study show preferences and relations of the audience regarding the way content is transmitted and the published content itself. Through this study, it was possible to realize that the modality of posts in sequence has a greater potential in relation to the others analyzed to generate relationships, and the content that has a greater relationship generation is what shows the project in motion.
Palavras-chave: Relações Públicas
Vagalumes - Projeto social - João Pessoa, PB
Movimentos sociais - Terceiro setor
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17999
Data do documento: 12-Ago-2020
Aparece nas coleções:TCC - Relações Públicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FAM20082020.pdf4,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons