Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18009
Tipo: TCC
Título: O papel da licenciatura em dança na trajetória de uma professora de dança: reflexões metodológicas para o ensino do balé
Título(s) alternativo(s): The role of a degree in dance in the trajectory of a dance teacher: methodological reflections for the teaching of ballet
Autor(es): Gomes, Amanda Batista dos Santos
Primeiro Orientador: Didonet, Candice
Resumo: Esse trabalho visa refletir sobre o processo de formação do professor de balé clássico, que por muito tempo esteve voltado apenas ao conhecimento técnico adquirido através da sua experiência como bailarino, fazendo com que as aulas de balé no ensino não formal estivessem majoritariamente associadas a uma pedagogia tradicional como resquícios da cadeia hereditária entre aluno e professor. A partir da minha experiência como bailarina, professora e aluna da licenciatura em dança pela Universidade Federal da Paraíba pude perceber que o processo de construção artística do professor de balé é contínuo e os espaços de formação devem ser vistos de maneira horizontal e complementar para que o ensino do balé não caia dentro de nenhuma tradição imutável. Dessa forma, o percurso realizado durante a graduação me fez conhecer e entender novas possibilidades pedagógicas e compreender que o ensino dessa técnica de dança não se resume apenas a uma tendência tradicional, cada professor poderá definir sua forma de abordagem a partir da realidade em que se encontra. Seguindo um novo olhar pedagógico apresento como exemplo o Projeto ADança- Taperoá, espaço onde tive autonomia para relacionar os processos que experimentei como aluna da licenciatura em dança e como professora. A formação academia potencializou minha atuação como bailarina e especialmente na docência em ensino não formal, trazendo suporte metodológico para uma reorganização do que eu entendia como processo de ensino e apontando caminhos para a construção de uma aula de balé significativa com espaço para diálogos, reflexões, pesquisa e experimentações de movimento. Todavia, esse formato de aula trouxe dentro do projeto ADança-Taperoá desenvolvimentos para as bailarinas envolvidas que apontaram mais facilidade em noções corporais, espaciais e criativas.
Abstract: This work show a reflect about the formation process of the classical ballet teacher, the same who for a long time was only focused on the technical knowledge acquired through the experience as a dancer, becoming the ballet classes in non-formal education was in the most of the parts associated with a traditional pedagogy, as rests of the heredity between student and teacher. From my experience as a dancer, teacher and dance student at the UFPB, I realized that the artistic process construction of the ballet teacher is continuous and all the training spaces must be studied in a horizontal and complementary way, then the ballet teaching does becoming immutable. Now across my graduation, it made me know new pedagogical possibilities and understand that teach a dance technique is not just a traditional trend, but each teacher will be able to define their own method approach from their reality. Following this new pedagogical view, I present the ADança-Taperoá Project as an example, a space where I had autonomy to relate the processes that I learned in the college to my performance as a teacher. In this way, I see how the academy enhanced my performance as a dancer and especially as a teacher in non-formal education, giving me methodological support, for a reorganization about what I understood as teach process and select ways to build a meaningful ballet class with spaces for dialogues, reflections, research, and experimentation with movement. However, the response to this class format was a grateful development for all dancers in the project. Developing body, space and creative notions more easily.
Palavras-chave: Dança - Ensino
Dança - Formação profissional
Balé - Ensino
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Artes Cênicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18009
Data do documento: 6-Abr-2020
Aparece nas coleções:TCC - Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ABS25052020.pdf726,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons