Skip navigation

Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18010
metadata.dc.type: TCC
Título : Baliza de banda marcial estudantil: reflexões sobre uma experiência de aprendizagem e ensino
Otros títulos : Student martial band goal: reflections on a learning and teaching experience
metadata.dc.creator: Gomes, Annyelle Carolina dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Almeida Neto, Arthur Marques de
metadata.dc.description.resumo: Descreve-se sobre o ensino da dança na Escola Municipal Darcy Ribeiro da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa-PB, a partir da relação entre a experiência como participante do Projeto Música e Dança como aprendiz de baliza na Banda Marcial Estudantil Israel Pereira Gomes, e a atual prática como coreógrafa da mesma banda. Os coreógrafos do referido projetodesenvolvem seu trabalho dentro das escolas públicas da rede municipal de ensino e são contratados pela Secretaria de Educação de João Pessoa.Nesse contexto, parte-se da premissa de que o coreógrafo desdobra-se como professor de dança e artista. Nesse sentido, a reflexão que se segue é sobre algumas mudanças observadas na prática do ensino da dança para as balizas. Enfocam-se alguns aspectos, sendo eles: a metodologia de ensino e a prática de criação coreográfica, que, no caso, é desenvolvida por uma licencianda em dança com experiência anterior de baliza. Considera-se também que as condições de trabalho do coreógrafo, com muitas demandas e obrigações para além das contratadas, têm influência nesses aspectos e, conseqüentemente, impactam no processo de ensino e aprendizagem da dança das balizas participantes do projeto na mesma escola. Esse processode ensino da dança específico contribui para consolidar a ideia, no contexto das bandas marciais estudantis, de que a experiência anterior como baliza é (a única e/ou principal) relevante para atuar como coreógrafo. Entretanto, a reflexão presente modifica essa noção, pois as mudanças observadas são, principalmente, resultantes do curso de graduação, com a organização do trabalho pedagógico junto às atuais aprendizes de baliza, contribuindo para o trabalho social realizado pelo projeto, através do movimento das bandas marciais estudantis na cidade de João Pessoa-PB.
Resumen : Describes dance teaching at the Darcy Ribeiro da Rede Municipal School Municipal Education of João Pessoa-PB, from the relationship between the experience as a participant in the Music and Dance Project as a beacon apprentice in the band Marcial Estudantil Israel Pereira Gomes, and the current practice as a choreographer at same band. The choreographers of the referred project develop their work within public schools in the municipal education system and are hired by the Secretariat Education Department of João Pessoa. In this context, it is assumed that the choreographer unfolds as a dance teacher and artist. In this sense, the The following reflection is about some changes observed in teaching practice from dance to goals. Some aspects are focused, namely: the methodology of teaching and the practice of choreographic creation, which, in this case, is developed by a graduate in dance with previous experience of goal. It is also considered that choreographer's working conditions, with many demands and obligations for in addition to those contracted, they influence these aspects and, consequently, impact the teaching and learning process of the dance of the participating goals of the project at the same school. This specific dance teaching process contributes to consolidate the idea, in the context of student martial bands, that the previous experience as a goal is (the only and / or main) relevant to act as choreographer. However, the present reflection changes this notion, since the changes observed are mainly the result of the undergraduate course, with the organization of pedagogical work with current goal trainees, contributing to the social work carried out by the project, through the movement of student martial bands in the city of João Pessoa-PB.
Palabras clave : Dança - Ensino
Banda Marcial Estudantil - João Pessoa, PB
Baliza - Dança
Coreógrafo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Artes Cênicas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18010
Fecha de publicación : 3-abr-2020
Aparece en las colecciones: TCC - Dança

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ACSG25052020.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons