Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18011
metadata.dc.type: | TCC |
Título : | Dança-criança: uma análise sobre o ensino de dança na infância |
Otros títulos : | Child dance: an analysis of dance education in childhood |
metadata.dc.creator: | Medeiros, Bianca Lopes |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Didonet, Candice |
metadata.dc.description.resumo: | O movimento é inerente ao ser humano, e na infância este fato se torna ainda mais evidente. A criança quando nasce, ainda sem falar, busca conhecer tudo com o seu corpo e movimento. É pensando nessa estreita relação da criança com o movimento, que esta pesquisa traz uma reflexão sobre a prática de dança na infância. Baseada em questionamentos como professora de balé/dança para crianças o objetivo aqui é apresentar o papel da dança na infância (com ênfase na faixa etária correspondente à educação infantil) e pensar de que forma a dança pode contribuir para o desenvolvimento global da criança. Para isso, fizemos um apanhado bibliográfico das principais referências nacionais sobre o tema e uma análise de algumas propostas de ensino de dança que estão sendo comumente utilizadas com as crianças, conectando-as a alguns aspectos do desenvolvimento infantil. |
Resumen : | The movement is inherent to the human, and in childhood this fact is even more evident. When a child is born, still without speaking, it seeks to know everything with its body and movement. It is thinking about this close relationship of the child with the movement, that this research comes to bring a reflection on the practice of dance in childhood. Based on questions as a ballet/dance teacher for children, the aim is to present the role of dance in childhood (with an emphasis on the age group corresponding to early childhood education) and to think about how dance can contribute to the global development of kid. For this, we made a bibliographic overview of the main national references on this subject and an analysis of some dance teaching proposals that are being commonly used with children, connecting them to aspects of child development. |
Palabras clave : | Dança - Criança Educação Infantil - Dança Ensino Infantil |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Paraíba |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPB |
metadata.dc.publisher.department: | Artes Cênicas |
metadata.dc.rights: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18011 |
Fecha de publicación : | 6-abr-2020 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Dança |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
BLM13042020.pdf | 730,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons
Licencia Creative Commons