Skip navigation

Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18011
metadata.dc.type: TCC
Título : Dança-criança: uma análise sobre o ensino de dança na infância
Otros títulos : Child dance: an analysis of dance education in childhood
metadata.dc.creator: Medeiros, Bianca Lopes
metadata.dc.contributor.advisor1: Didonet, Candice
metadata.dc.description.resumo: O movimento é inerente ao ser humano, e na infância este fato se torna ainda mais evidente. A criança quando nasce, ainda sem falar, busca conhecer tudo com o seu corpo e movimento. É pensando nessa estreita relação da criança com o movimento, que esta pesquisa traz uma reflexão sobre a prática de dança na infância. Baseada em questionamentos como professora de balé/dança para crianças o objetivo aqui é apresentar o papel da dança na infância (com ênfase na faixa etária correspondente à educação infantil) e pensar de que forma a dança pode contribuir para o desenvolvimento global da criança. Para isso, fizemos um apanhado bibliográfico das principais referências nacionais sobre o tema e uma análise de algumas propostas de ensino de dança que estão sendo comumente utilizadas com as crianças, conectando-as a alguns aspectos do desenvolvimento infantil.
Resumen : The movement is inherent to the human, and in childhood this fact is even more evident. When a child is born, still without speaking, it seeks to know everything with its body and movement. It is thinking about this close relationship of the child with the movement, that this research comes to bring a reflection on the practice of dance in childhood. Based on questions as a ballet/dance teacher for children, the aim is to present the role of dance in childhood (with an emphasis on the age group corresponding to early childhood education) and to think about how dance can contribute to the global development of kid. For this, we made a bibliographic overview of the main national references on this subject and an analysis of some dance teaching proposals that are being commonly used with children, connecting them to aspects of child development.
Palabras clave : Dança - Criança
Educação Infantil - Dança
Ensino Infantil
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Artes Cênicas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18011
Fecha de publicación : 6-abr-2020
Aparece en las colecciones: TCC - Dança

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BLM13042020.pdf730,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons