Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18020
Tipo: TCC
Título: Percepção dos alunos do curso de Ciências Contábeis quanto ao nível de relevância do programa de educação continuada para prática profissional
Autor(es): Pereira, Zildo Barbosa
Primeiro Orientador: Araújo, Valdineide dos Santos
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo apresentar a percepção dos alunos de Ciências Contábeis da UFPB quanto ao nível de relevância do programa de educação continuada para a vida do profissional contábil. Para alcançar os objetivos, foi realizada uma pesquisa documental. Foi aplicado um questionário para coleta de dados necessários para tabular e atender ao objetivo por meio eletrônico do Google Forms. A pesquisa foi desenvolvida com uma amostra de 57 alunos matriculados a partir do 5o período do curso de ciências contábeis da Universidade Federal da Paraíba. Os dados obtidos foram tabulados e apresentados através de tabelas e gráficos por meio do programa excel. Os resultados apresentam que 73,3% dos alunos não conhecem a Norma Brasileira de Contabilidade – NBC PG 12 (R3) – Educação Profissional Continuada e 80% não conhecem o Programa de Educação Profissional Continuada – PEPC, apesar de 50% dos alunos estarem matriculados no 7o e 8o períodos, ainda assim consideram relevante para a prática profissional. A pesquisa demonstra que os alunos se sentem capazes para o mercado de trabalho, levando em conta todo o conhecimento adquirido durante a graduação. Verificou-se que os alunos se utilizam de vários meios para se manter atualizados em relação a sua área profissional. Os alunos consideram também, a importância do uso de plataformas de estudo a distância para a prática de educação continuada.
Abstract: This research aimed to present the perception of students of Accounting Sciences at UFPB regarding the level of relevance of the continuing education program for the life of the accounting professional. To achieve the objectives, a documentary research was carried out. A questionnaire was applied to collect the data necessary to tabulate and meet the objective by means of Google Forms. The research was developed with a sample of 57 students enrolled from the 5th period of the accounting science course at the Federal University of Paraíba. The data obtained were tabulated and presented using tables and graphs using the excel program. The results show that 73.3% of students do not know the Brazilian Accounting Standard - NBC PG 12 (R3) - Continuing Professional Education and 80% do not know the Continuing Professional Education Program - PEPC, despite 50% of students being enrolled in the 7th and 8th periods, they still consider it relevant to professional practice. Research shows that students feel capable for the job market, taking into account all the knowledge acquired during graduation. It was found that students use various means to keep up to date in relation to their professional area. Students also consider the importance of using distance learning platforms for the practice of continuing education.
Palavras-chave: Educação continuada
Educação profissional
Ciências Contábeis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18020
Data do documento: 23-Jul-2020
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ZBP04092020.pdf639,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.